Instituto Ethos
Home - Instituto Ethos
Home - Uniethos Home - Internethos
Empresas associadas login senha OK Associe-se

 Print this...Email this...
RSE Geral busca avançada

Descarbonizando ações nas bolsas, por Eduardo Athayde*

Quando o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) declarou que a responsabilidade pela crise climática global está nas decisões humanas, despertou a atenção sobre que parcelas dessa responsabilidade estão nos pólos industriais e as medidas para a descarbonização em articulação no maior complexo industrial integrado da América Latina - o pólo industrial de Camaçari, na Bahia.

O teor de carbono de cada ação negociada nas bolsas é uma medida da parcela de responsabilidade dos acionistas e seus executivos. As bolsas de valores, novo alvo da atenção dos cientistas climáticos, revelam a responsabilidade das corporações nas mudanças climáticas.

Qual será o teor de carbono das ações das empresas do pólo de
Camaçari? A estratégia de expansão da Braskem, líder no mercado latino- americano em resinas termoplásticas, prevê o seu posicionamento entre as dez maiores da petroquímica mundial em valor de mercado. O tempo da alta administração de empresas deste porte é dedicado prioritariamente à gestão de risco. Quais serão as responsabilidades e os novos riscos do "fator carbono" para esses líderes mundiais?

A aceleração da história na era da ecoeconomia faz com que novidades e vanguardas sejam sobrepujadas a cada dia. A declaração do IPCC dá ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa, um novo horizonte. Para ser sustentável as empresas precisam tambem ser descarbonizadas e indicar o índice de carbono das suas ações nas bolsas. No mercado de ações a visibilidade dos resultados está diretamente ligada ao modelo de governança e à transparência, indicando para onde as empresas estão indo.

Descarbonizar significa minimizar ao máximo a emissão de carbono em qualquer atividade e neutralizar, através de reflorestamento, por exemplo, o que restar. Brevemente será lançada a lista das mais descarbonizadas do mundo e a corrida para a descarbonização pegará de surpresa as empresas irresponsavelmente desatentas, no momento em que a pole position estiver sendo milimetricamente disputada.

A neutralização de carbono através do reflorestamento traz nova
perspectiva para as unidades de conservação brasileiras que minguam mantidas apenas com o orçamento público. Bancos de conservação, uma forma de investimento que une o espírito de unidade de conservação com a inteligência lucrativa das instituições financeiras, estão na mira dos investidores. No último mês, oito novos bancos de conservação se instalaram na Califórnia, um recorde mesmo para a economia californiana, berço dos bancos de conservação que ostenta um PIB de US$ 1,560 trilhão.

O desafio das empresas agora é empreender ações voltadas aos
econegócios da descarbonização que atendam às conformidades legais e transformem riscos em oportunidades de rendas adicionais, reduzindo impactos ambientais e aumentando o seu valor de mercado. O banco suíço UBS, que comprou o Banco Pactual, está investindo no treinamento de profissionais para a área de conservação. A Wal-Mart, graduando fornecedores de produtos eletrônicos segundo critérios ambientais de eficiência energética, inovabilidade, durabilidade e embalagem. Sinais da emergente ecoeconomia.

A Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, que articula a
descarbonização da economia baiana orientada por indicadores
internacionais de organismos como o World Meteorological
Organization (WMO) e o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), estuda a adoção do um selo "DCarb Bahia". Editais de licitação para obras e serviços públicos, por exemplo, poderão conter solicitação de inventário de carbono e ações de descarbonização. Com as declarações do IPCC, todos foram chamados à responsabilidade, os governantes de forma especial. Exemplo para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O pólo industrial de Camaçari, que este ano dá início às
comemorações dos seus 30 anos, movimenta-se para lançar o programa de descarbonização com o inventário das emissões das empresas e fornecedores. Será o primeiro do mundo. Opiniões contrárias, contrações e dores de parto fazem parte do nascimento de uma nova era. O lançamento de um programa de descarbonização deste porte, sem precedentes na história mundial, convoca todas as células do pólo para fazer o inventário do carbono emitido, indicando formas, teor, capacidade e tempo previsto para a descarbonização. O transporte de empregados e de cargas é uma das simples ações a serem adotadas.

Toda frota de veículos deverá usar combustível limpo.
Muitas das atividades do pólo já adotam tecnologias limpas, a
exemplo das executadas pela Cetrel, encarregada da operação dos
sistemas de proteção ambiental do pólo e reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu desempenho. A proliferação de marcos regulatórios ambientais internacionais impulsionam mercados e influenciam legislações, conferindo a empresas como a Cetrel,
fundada em 1978, um novo status. Quanto vale a marca de empresas como a Cetrel? Na era da ecoeconomia, marcas que embutem exemplos, conquistas e valores ambientais são valiosos ativos intangíveis, adicionalidades que agregam valores aos produtos. A Bovespa, aproveitando o "momentum" da visita do presidente George Bush ao Brasil e a do presidente Lula aos Estados Unidos, numa aproximação diplomática que sugere a criação do "Protocolo Pan-Americano de Bioenergias", concentrando investimentos em energias limpas, pode abrir o debate sobre o "fator carbono" nas empresas, atraindo a atenção de investidores internacionais para a descarbonização das ações nas bolsas, em marcha no Brasil.

Eduardo Athayde é diretor do Worldwatch Institute no Brasil (eduardo@uma.org.br)

Data: 10/04/2007 Fonte:
« Anterior Principal Próxima »
Notícias relacionadas
 

 

Esclarecimentos importantes sobre as
atividades do Instituto Ethos

1. O trabalho de orientação às empresas é voluntário, sem nenhuma cobrança ou remuneração.
2. Não fazemos consultoria e não credenciamos nem autorizamos profissionais a oferecer qualquer tipo de serviço em nosso nome.
3. Não somos entidade certificadora de responsabilidade social nem fornecemos “selo” com essa função.
4. Não permitimos que nenhuma entidade ou empresa (associada ou não) utilize a logomarca do Instituto Ethos sem o nosso consentimento prévio e expressa autorização por escrito.

Caso tenha alguma dúvida ou queira nos consultar sobre as atividades de apoio do Instituto Ethos, contate-nos, por favor, pelo link “Fale conosco”, no qual será possível identificar a área mais apropriada para atendê-lo.


 
 
© Copyright Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Todos os direitos reservados