Instituto Ethos
Home - Instituto Ethos
Home - Uniethos Home - Internethos
Empresas associadas login senha OK Associe-se

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

O Instituto Ethos, a Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o Fórum Econômico Mundial e o Comitê Brasileiro do Pacto Global, com o apoio da Agência Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e da Fundação Ford, articularam, desde 2005, a criação do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.

Histórico

Lançado no dia 22 de junho de 2006, em São Paulo, durante a Conferência Internacional Ethos 2006, o Pacto foi inspirado em experiências bem sucedidas anteriores, como os pactos empresariais de combate ao trabalho escravo e à erradicação do trabalho infantil. A história do documento remonta a 29 de outubro de 2005, quando foi realizado um primeiro seminário, na capital paulista, reunindo aproximadamente 50 executivos e presidentes de empresas. Nesse encontro, foram debatidos quatro temas ligados à prática da corrupção: compras públicas, financiamento de campanhas eleitorais, desvios de recursos públicos e publicidade governamental. Nessa ocasião, o jornal ‘Valor Econômico’ circulou com o encarte “Empresas contra a Corrupção”, inteiramente dedicado ao tema, apresentando situações, casos e legislação específica.

O segundo seminário, realizado no dia 9 de novembro do mesmo ano, reuniu cerca de 30 executivos e presidentes de empresas. Tratou dos seguintes temas: sonegação fiscal e corrupção de agentes públicos junto a pequenas e médias empresas, crime organizado e lavagem de dinheiro. Nesses dois eventos, os empresários aprofundaram o debate sobre alternativas e possibilidades concretas de redução das práticas de corrupção.

As reflexões foram incorporadas à minuta do Pacto, que contém ainda um conjunto de sugestões, diretrizes e procedimentos para serem adotados pelas empresas e entidades no seu relacionamento com o poder público. Para ampliar a participação de empresas ao processo e a legitimidade da iniciativa, o grupo coordenador constituiu um Conselho de Mobilização, formado por entidades empresariais e representantes da sociedade civil. Há dois anos, no dia 9 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Corrupção, as entidades coordenadoras e o Conselho de Mobilização lançaram para consulta pública a minuta do Pacto. A consulta vigorou por um período de três meses para que os interessados pudessem sugerir as alterações que considerassem necessárias
.

Hoje, o Pacto reúne diversas ações do Programa de Promoção da Integridade e Combate à Corrupção, entre elas, o site ‘Empresa Limpa’ (www.empresalimpa.org.br), e uma campanha de mídia, lançados, respectivamente, nos dias 8 de dezembro de 2006 e 16 de janeiro de 2007. Confira abaixo as primeiras peças da campanha, que deve entrar no ar em fevereiro próximo:



Outdoor Família
Outdoor Anúncio 1
Outdoor Anúncio 2
Outdoor Anúncio 3
Vídeo Corrupção SA

Perpesctivas de Transformação
O texto do Pacto contém alguns dos critérios considerados essenciais nas relações de mercados socialmente responsáveis, consolidados no projeto ”Critérios Essenciais de RSE”, que resultou em uma publicação homônima. Há boas perspectivas para mudanças efetivas nas relações da iniciativa privada com o Estado, das empresas com o mercado e também na cultura empresarial. O combate ininterrupto a práticas condenáveis poderá ser adotado pelas empresas como elemento presente em todas as suas relações. Para ler a íntegra do texto final, clique aqui. Para ver a lista das empresas signatárias do documento, aqui , e, para aderir, aqui.

Confira abaixo o material dos eventos de divulgação do Pacto:

» Caderno Especial "Empresas contra a Corrupção", Instituto Ethos e Patri - Baixe o pdf

Clique aqui para assistir a Cerimônia de Lançamento do Pacto e aos I e II Seminário Internacional - Desafios para o Combate à Corrupção: o Papel das Empresas.

Cobertura dos I e II seminários internacionais Desafios para o Combate à Corrupção: o Papel das Empresas, dias 29 de outubro e 9 de novembro, em SP e Rio de Janeiro, respectivamente.

Para saber quais as iniciativas do Fórum Econômico Mundial no combate à corrupção, clique aqui.

 

 
Parceiro:

Instituto Ethos na Rádio CBN FM

 

 

Esclarecimentos importantes sobre as
atividades do Instituto Ethos

1. O trabalho de orientação às empresas é voluntário, sem nenhuma cobrança ou remuneração.
2. Não fazemos consultoria e não credenciamos nem autorizamos profissionais a oferecer qualquer tipo de serviço em nosso nome.
3. Não somos entidade certificadora de responsabilidade social nem fornecemos “selo” com essa função.
4. Não permitimos que nenhuma entidade ou empresa (associada ou não) utilize a logomarca do Instituto Ethos sem o nosso consentimento prévio e expressa autorização por escrito.

Caso tenha alguma dúvida ou queira nos consultar sobre as atividades de apoio do Instituto Ethos, contate-nos, por favor, pelo link “Fale conosco”, no qual será possível identificar a área mais apropriada para atendê-lo.


 
 
© Copyright Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Todos os direitos reservados