NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Programação do 18ª dia da Conferência Ethos inclui painel sobre o controle do microplástico

28/10/2020

Compartilhar

Atividade é oferecida pela Braskem

Nessa 18ª semana de Conferência Ethos, virtual e gratuita, termos mais quatro novos painéis com diálogos inéditos, como a atividade oferecida pela Braskem, que irá abordar os fragmentos de material plástico como tema de estudos e pesquisas. A ideia da conversa será analisar como a ciência pode ajudar a entender a exposição e convivência com o microplástico ao redor e dentro de nós, bem como influir em produtos, serviços e políticas públicas. Transmissão ao vivo, a partir das 15, no canal do Ethos no YouTube.

Confira a programação desta quinta-feira, 29 de outubro:

 

 15h – Transformação digital e ecoinovação – ecossistemas de cooperação e base científica voltados para a escala dos problemas ambientais e sociais

 Nesse painel vamos conversar sobre a consolidação de um ambiente de cooperação entre empresas, instituições de pesquisa científica e tecnológica, capaz de transformar ciência em inovações implantadas com base na transformação digital e preparar setores estratégicos para solucionar problemas que impactam o bem-estar, o meio ambiente e a descarbonização da economia.

Leonardo Dufloth, coordenador de Mobilização de Novos Associados do Instituto Ethos irá moderar o diálogo entre: Douglas Zampieri, coordenador adjunto em Pesquisa para Inovação da FAPESP; Fernanda de Negri, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e, Marcelo Poletti, sócio-fundador e CEO da PROMIP, que irá compartilhar as experiências da empresa.

 

16h10 – Braskem oferece: a ciência e o desafio do controle do microplástico

 O microplástico já foi encontrado em oceanos, no alto de cadeias montanhosas, no ar que se respira, na água de torneira ao redor do mundo, em reservas de água doce, no mel, e até em florestas tropicais como a Amazônia, em sedimentos do Rio Negro, Solimões e Amazonas. Por isso, o objetivo do painel é refletir sobre o desafio que os fragmentos impõem, quanto ao seu controle e ao entendimento de seus efeitos no ecossistema.

Alexandre Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP e coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos; Manoela Romanó de Orte, oceanógrafa e pesquisadora de pós-doutorado no Carnegie Institution for Science, na Universidade de Stanford; Yuki Kabe, especialista em Desenvolvimento Sustentável na Braskem; e, Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos vão conversar sobre a questão.

 

17h20 – Ball Corporation oferece: a circularidade real dos materiais e como as empresas têm comunicado seus compromissos com o meio ambiente

 O painel trará o debate sobre o que é a circularidade real das embalagens diante do cenário de consumo inconsciente que vivemos no Brasil. Em 2019, o país atingiu a marca de 79 milhões de toneladas de lixo geradas, reforçando essa tendência de consumo desenfreado.

Estevão Braga, head de Sustentabilidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul e Fe Cortez, ativista ambiental, palestrante, pensadora da Nova Era, e idealizadora do Menos 1 Lixo, vão dialogar com Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

 

18h20 – O engajamento para equidade racial e de gênero no contexto de crise e pandemia

Daniel Teixeira, diretor de projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e Laura Davis Mattar, gerente de Diversidade e Inclusão e Cidadania Corporativa no escritório Mattos Filho, vão conversar com Scarlett Rodrigues, analista de Projetos do Instituto Ethos, sobre a atuação da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e principais resultados do engajamento das empresas para ações de enfrentamento do estado de vulnerabilidade de determinados grupos sociais, historicamente mais afetados pelas crises econômicas.

O painel destacará iniciativas que aceleraram práticas de justiça social, de apoio e proteção às mulheres e redução das desigualdades de gênero e o sistema filantrópico do setor privado.

Saiba mais sobre a Conferência Ethos 2020 em: www.conferenciaethos.org

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.