O Prêmio Eco, realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) desde 1982, chega à sua 31ª edição. A premiação é pioneira no país em reconhecer práticas empresariais rumo à sustentabilidade.
As informações sobre inscrições, assim como o regulamento e o processo de julgamento estão no site www.premioeco.com.br. Os cases podem ser inscritos até 19 de agosto de 2013.
O prêmio tem reunido os melhores exemplos de sustentabilidade empresarial realizados no país, ao longo de três décadas. Nesse período, mobilizou 2.117 empresas nacionais e multinacionais, responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos. “Com essa trajetória, o Prêmio Eco tem acompanhado a evolução da sustentabilidade empresarial no país e sinaliza suas tendências”, comenta Daniela Aiach, diretora de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo prêmio.
Modalidades
A premiação contempla duas modalidades de projetos:
- Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis), que analisa cases de empresas que estão incorporando a sustentabilidade em toda sua gestão; e
- Práticas de Sustentabilidade, que se subdivide nas categorias Sustentabilidade em Produtos ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.
Podem candidatar-se empresas de todo o país, públicas, privadas ou de economia mista, que concorrem em dois grupos: empresas de grande porte e empresas de pequeno ou médio porte. Para analisar os projetos, a Amcham organiza um júri com 53 renomados integrantes, entre os quais consultores, gestores, pesquisadores de universidade e especialistas na área. Nenhum jurado tem relação com os inscritos.
Premiação e melhoria
Além de reconhecer as melhores práticas empresariais no tema da sustentabilidade no Brasil e formar um júri com os melhores especialistas no tema, o Prêmio Eco também disponibiliza uma avaliação dos projetos inscritos.
Ao final da edição, as empresas recebem um gráfico com suas notas em cada um dos quesitos julgados, comparando-as com as médias e as notas mais altas obtidas em seu segmento e em sua modalidade. “Além de apontar as gestões mais eficientes, o prêmio contribui para a melhoria dos projetos das próprias organizações, sendo assim um indutor de boas práticas”, destaca Daniela.
A cerimônia de entrega dos troféus desta 31ª edição do Prêmio Eco será realizada em 6 de dezembro 2013.
Mais informações e inscrições: Pelo site www.premioeco.com.br.