06 de Outubro de 2021

Curso Empresas e Direitos Humanos 2021


Curso Empresas e Direitos Humanos - Inscrições Encerradas!
Quando: de 06/10/2021 às 18h30min a 03/11/2021 às 21h30min
Onde: Aulas 100% ao vivo, transmitidas por videoconferência na plataforma Zoom Meetings

OBJETIVO


• Estimular a capacidade analítica e crítica sobre a temática de direitos humanos e empresas
• Reconhecer as principais ações, programas e políticas no plano internacional e doméstico sobre direitos humanos e empresas
• Conhecer as tendências empresariais relacionadas ao tema.
• Desenvolver habilidades e competências para implementar ações, programas e políticas de direitos humanos e transformar a cultura organizacional da sua empresa.
• Conhecer cases de empresas e direitos humanos, a partir da metodologia de estudos de casos, aplicados em empresas e organizações.
• Compartilhar e conhecer experiências de profissionais do meio através de debates e atividades que incentivam a interação entre os profissionais que atuam ou desejam atuar na área.

MÉTODO


- Aula expositiva e interativa;
- Apresentação de materiais didáticos para realizar uma dinâmica virtual;
- Recomendações de leituras e outros materiais para o desenvolvimento pós-curso.

A QUEM SE DESTINA


Profissionais de empresas associadas ao Instituto Ethos das áreas de Recursos Humanos, Marketing, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Jurídico entre outras, que atuem ou tenham interesse em atuar em temas relacionados a empresas e direitos humanos.

MÓDULOS


Módulo 1

- Empresas e Direitos Humanos (06/10/2021 das 18h30 às 21h30)
• O que são direitos humanos?
• Histórico e Contexto de Emergência da agenda de Empresas e Direitos Humanos
• Principais normas, ações e programas no plano doméstico e Internacional
• Os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGPS)
• Conformidade com legislações e perspectivas de engajamento para empresas
• Estudo de Caso: surgimento de padrões internacionais de responsabilidade empresarial nos anos 1990-2000

Facilitadores



Cláudia Alvarenga Marconi

Doutora em Ciência Política pela USP. Professora Titular da Cátedra Jean Monnet FECAP. É também professora da PUC-SP, do quadro permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP e do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (PUC-SP/UNESP/UNICAMP).

Daniel Campos de Carvalho

Doutor em Direito pela USP, Professor e Pró-Reitor adjunto de Planejamento da Unifesp. Co-lidera o grupo de pesquisas Governança Global, Direitos Humanos e Democracia (Unesp/Franca).

Rafael de Souza Nascimento Miranda

Especialista em Negócios Internacionais pela FECAP e Mestrando em Relações Internacionais pela USP. Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet FECAP. É pesquisador do grupo Direitos Humanos e Economia Política da Academia Global de Empresas e Direitos Humanos e do grupo Empresas e Direitos Humanos do PRME/ONU.

Módulo 2

- Compromisso político (13/10/2021 das 18h30 às 21h30)
• O que é o compromisso político das empresas com os Direitos Humanos?
• Construindo ações, programas e políticas de Direitos Humanos
• O impacto na cultura organizacional das empresas
• Gestão Estratégica de Stakeholders
• Estudo de Caso: compromisso político e defensores(as) de direitos humanos
• Estudo de Caso 2: Enel

Facilitadores



João Paulo Candia Veiga


Doutor em Ciência Política pela USP. Professor e Chefe do Departamento de Ciência Política da USP e professor do Instituto de Relações Internacionais da USP. É vice-coordenador do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-USP) e pesquisador do C4AI (Centro de Inteligência Artificial da USP). Atua em temas das áreas de desenvolvimento sustentável, mensuração de impacto socioambiental, padrões ambientais e trabalhistas, cadeias globais de valor, direitos humanos e empresas multinacionais

Marcia Massotti

Formada em Economia pela PUC-RJ, com mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduação em Marketing pelo IAG PUC, em Empreendedorismo pela ESPM e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está no Grupo Enel há 16 anos e há seis como diretora da área de Sustentabilidade, sendo responsável pela implementação de toda estratégia de Sustentabilidade do grupo no Brasil. Antes, atuou no mercado financeiro e no setor de telecomunicações. Desde 2017 é membro do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Raffaela Norcia

Atualmente é executiva de contas na Edelman, na área de relações governamentais e public affairs. É mestre em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP, onde também faz parte do Grupo de Pesquisa sobre a Territorialização de Indicadores Internacionais de Governança em Políticas Locais e do TIBIRA - Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade. É Bacharel em em Relações Internacionais pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico na UNICATT - Milão - Itália. Tem certificação PMDPRO em Gestão de Projetos Sociais e fez cursos de Gestão do 3º Setor e de Advocacy e Políticas Públicas, além de imersões em empreendedorismo e impacto social. Atua em temas das áreas de advocacy, relações governamentais, gestão de projetos, terceiro setor, responsabilidade social e corporativa, impacto social, educação e Direitos Humanos.

Módulo 3

– Due Diligence em Direitos Humanos (20/10/2021 das 18h30 às 21h30)
• O que é due diligence em Direitos Humanos e quais são seus objetivos?
• Quais são as principais etapas em um processo de due diligence?
• A due dilligence nos Princípios Orientadores da ONU
• Impactos nas Cadeias Globais de Valor e na Gestão de Stakeholders
• Estudo de Caso: Boas Práticas em Due Diligence em Direitos Humanos da Alcoa

Facilitadores



Fábio Abdala

Doutor em Relações Internacionais pela UNB. Gerente de Sustentabilidade da Alcoa. Membro de conselhos e comitês de sustentabilidade empresariais e multisetoriais como do Instituto Ethos, CEBDS, AMCHAM-Brasil e Fórum Amazônia. Atua em temas das áreas de Gestão e Performance de Sustentabilidade corporativa, empresas e direitos humanos, desenvolvimento e ambiente na Amazônia.

Rafael de Souza Nascimento Miranda

Especialista em Negócios Internacionais pela FECAP e Mestrando em Relações Internacionais pela USP. Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet FECAP. É pesquisador do grupo Direitos Humanos e Economia Política da Academia Global de Empresas e Direitos Humanos e do grupo Empresas e Direitos Humanos do PRME/ONU. Atua em temas das áreas de direitos humanos, empresas e direitos humanos, ESG e governança global.

Em breve divulgaremos todes es facilitadores do módulo 3.

Módulo 4

- Práticas antidiscriminação (27/10/2021 das 18h30 às 21h30)
• Ética, ações antidiscriminatórias e cultura corporativa
• Convenções ratificadas pelo Brasil e a legislação brasileira antidiscriminação
• Ações afirmativas e recomendações sobre empresas e direitos humanos
• Lei de cotas
• Estudo de Caso 1: Práticas Antirracistas
• Estudo de Caso 2: Práticas antidiscriminatórias de gênero e orientação sexual

Facilitadores



Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora da FECAP e atualmente é uma das redatoras e apresentadoras do Podcast Vozes Femininas. É coordenadora do GT Jovens e Juventude Negra da Cátedra Jean Monnet FECAP. Atua em temas das áreas de comunicação e cultura.

Arthur Felipe Murta Rocha Soares

Doutor em Relações Internacionais pela USP, com período sanduíche no Kings College London (KCL). Professor da PUC-SP e Coordenador de Tibira - Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade. Pesquisador do Observatório de Relações Internacionais da PUC-SP (ORI) e do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-USP). É coordenador da Área Temática Feminismo, Gênero e Sexualidades da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Atua em temas das áreas de gênero, sexualidade e política internacional.


Módulo 5

- Diversidade e inclusão (03/11/2021 das 18h30 às 21h30)

• Empresas e Direitos Humanos sob o espectro da diversidade e inclusão
• Principais normas, ações e programas no plano doméstico e Internacional
• Políticas de diversidade e inclusão
• Estudo de Caso 1: Mulheres no mercado no mercado de trabalho
• Estudo de Caso 2: Migrantes e refugiados no mercado de trabalho
• Apresentação do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos do Instituto Ethos.

Facilitadores



Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian

Doutora em Direito pela PUC-SP. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenadora Adjunta da Graduação em Direito. Conselheira da Academia Latino-Americana de Direitos Humanos e Empresas, vinculada à Global Business and Human Rights Scholars Association (GBHRSA). Membro do Ramo Brasileiro da International Law Association (ILA). Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Atua em temas das áreas de direito internacional, direitos humanos e empresas e ESG.

Carolina Boniatti Pavese

PhD em Relações Internacionais pela London School of Economics. É professora de Relações Internacionais da ESPM. Possui experiência de docência e pesquisa na PUC-Minas, London School of Economics e Universidade de Oxford. É Coordenadora do GT Mulheres e Meninas da Cátedra Jean Monnet FECAP. Atua em temas das áreas de cooperação internacional, governança global e gênero,

Cícero Krupp da Luz

Doutor em Relações Internacionais pela USP com período de estudos na Sciences Po Paris. Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e do Mestrado em Constitucionalismo e Democracia da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM. Professor de Relações Internacionais na FECAP e coordenador do GT Migrantes e Refugiados da Cátedra Jean Monnet FECAP. Atua em temas das áreas de direito internacional e governança global.

Em breve divulgaremos todes es facilitadores do módulo 5.

Inscrições para o ciclo completo através do link:


https://www.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento?id=1108

Facilitadores módulos 3 e 5 : Em breve!



INVESTIMENTO


Gratuito.



CONDIÇÕES (POLÍTICA) DO EVENTO

Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas a seguir, em nossa política de cursos.

INSCRIÇÃO

Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Instituto Ethos devem se inscrever pelo link indicado na página do curso de interesse. Os dados serão encaminhados ao Instituto Ethos que irá validar a inscrição confirmando as informações por e-mail especifico. Esta validação confirma o recebimento da inscrição.
A inscrição não garante a realização do curso, que depende de um número mínimo de inscritos para sua viabilidade. O Instituto Ethos irá informar no e-mail de validação o status de inscrição e de viabilidade do curso.

INFORMAÇÕES GERAIS

O valor da inscrição inclui material didático e certificado.

VAGAS LIMITADAS

As vagas são limitadas e estão restritas às empresas associadas ao Instituto Ethos (até 2 colaboradores por empresa).

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso não haja um número mínimo de inscritos que viabilize a realização do curso, o Instituto Ethos se reserva o direito de adiar sua realização ou cancelá-lo.



ADIAMENTO OU CANCELAMENTO

O Instituto Ethos tem o prazo máximo de 2 (dias) dias antes da data de realização do curso para comunicar ao inscrito validado (via e-mail e/ou telefone) o adiamento/cancelamento do curso. Em caso de adiamento, o inscrito deve comunicar sua decisão sobre participar ou não do curso na nova data proposta pelo e-mail [email protected] em até 2 dias (contando a partir da data em que o adiamento foi comunicado).
O inscrito tem o prazo máximo de 10 (dez) dias antes da data de realização do curso para comunicar pelo e-mail [email protected] o adiamento /cancelamento de sua participação no curso.

Importante


Despesas com transporte e hospedagem e quaisquer outras despesas são de responsabilidade do participante/inscrite, estando o Instituto Ethos isento de responsabilidade sobre estes custos ou de ressarcimento dos mesmos no caso de cancelamento do curso.

SUBSTITUIÇÕES OU TRANSFERÊNCIAS DE PARTICIPANTES NOS CURSOS


A substituição ou transferência entre participante de uma mesma empresa será permitida até 5 (cinco) dias antes da realização do curso e a solicitação deverá ser feita por escrito para [email protected].

CERTIFICADO


Será disponibilizado certificado eletrônico de participação no curso aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária do curso. Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).

IDIOMA


Todos os cursos do Instituto Ethos são ministrados em português. Eventualmente, poderá ser utilizado material de suporte em inglês.

DIREITOS AUTORAIS


Os direitos autorais sobre os materiais didáticos dos cursos pertencem ao Instituto Ethos, não sendo permitida a reprodução dos materiais e publicações sem a prévia autorização, por escrito, do Instituto Ethos.


USO DE DADOS


Por meio da inscrição no curso, o titular concorda, de forma livre, informada e inequívoca, com o tratamento de seus dados pessoais para finalidades institucionais do Instituto Ethos, em total conformidade com a Lei nº 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim, fica autorizado que o Instituto Ethos tome decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, bem como realize o tratamento de seus dados pessoais, envolvendo operações as quais se refere a Lei nº 13.709.

USO DE VOZ E IMAGEM


O curso poderá ser filmado, gravado e fotografado para posterior publicação, transmissão, retransmissão, reprodução e/ou divulgação em qualquer veículo de comunicação, inclusive para fins comerciais e institucionais, e para fins de compartilhamento com as empresas associadas ao Instituto Ethos. Ao participar do curso, o participante concede autorização para a utilização da sua voz, imagem e nome, nos termos ora mencionados, constante nas filmagens capturadas durante a participação do curso, sem que isso caracterize uso indevido da imagem ou qualquer outro direito e sem que dessa utilização ocorra qualquer ônus e/ou indenização. A presente autorização se dá em caráter definitivo e gratuito, no Brasil e no exterior, sem limite de frequência. Por meio da autorização ora concedida, o Instituto Ethos está autorizado a realizar nas imagens e sons captados, cortes, reduções e edições. Ainda, o participante reconhece e concorda que é o único responsável por qualquer opinião e/ou declaração que tenha sido feita por ele durante o curso. A presença no curso implica aceitação incondicional dos termos acima. Ao se inscrever no curso o participante declara conhecer e concordar com todas as informações acima.