O Instituto Ethos realizou, no dia 25 de junho, mais uma edição do ASG na Prática, encontro exclusivo para empresas associadas com o objetivo de fomentar a troca de experiências, o aprendizado coletivo e o alinhamento conceitual sobre temas da agenda de desenvolvimento sustentável. Com o tema Compras Sustentáveis, a atividade teve como foco as estratégias empresariais para ampliar impactos positivos e reduzir riscos na cadeia de fornecimento. 

Durante o encontro, foram apresentadas as práticas da Galvani Fertilizantes e da Fundação Bunge, que integram critérios ambientais, sociais e de governança aos seus processos de aquisição. 

Representando a Galvani, Hélio Ernesto Setti Junior compartilhou a construção e os desdobramentos da Política de Compras Sustentáveis da companhia, publicada em 2024 como parte da jornada com os Indicadores Ethos. A política foi estruturada em quatro eixos: critérios de sustentabilidade aplicados a fornecedores, indicadores de desempenho ASG (ESG), capacitação e gestão de riscos, e avaliação e desenvolvimento da base de fornecimento. O programa já alcançou marcos como a capacitação de 100% dos compradores e o início da sistematização de dados de autoavaliação ASG (ESG), com destaque para o fortalecimento de fornecedores locais e regionais. 

Jorge Fernandes, da Fundação Bunge, apresentou o programa Economia da Gente, iniciativa de inclusão produtiva que atua no desenvolvimento de pequenos empreendedores em municípios onde a Bunge opera. O projeto promove formação em gestão empresarial e articula oportunidades de negócios com grandes empresas, impactando diretamente a política de suprimentos da Bunge. Um dos resultados concretos foi a mudança nos modelos de contrato e nos prazos de pagamento, que passaram a considerar a realidade de pequenos fornecedores, promovendo efetivamente a dinamização da economia local. 

Ao proporcionar visibilidade a essas iniciativas e promover o diálogo entre as associadas, o ASG na Prática reforça a importância da corresponsabilidade empresarial na transformação da cadeia de valor. O encontro também destacou ferramentas como os Indicadores Ethos ASG e programas de capacitação do Ethos, que oferecem suporte técnico e estratégico às organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável.