O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social manifestou seu firme posicionamento contrário à chamada “PEC da Blindagem”, proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, que representava grave ameaça à integridade da democracia brasileira ao enfraquecer mecanismos de responsabilização e proteção contra práticas ilícitas. 

Celebramos, ao mesmo tempo, a decisão responsável e firme do Senado Federal, que rejeitou e enterrou definitivamente essa tentativa de retrocesso institucional. Essa postura reafirma o compromisso da Casa com a defesa da Constituição, da separação dos poderes e da soberania da nação. 

Para o Ethos, a democracia brasileira deve ser continuamente fortalecida por meio de instituições sólidas, transparência, integridade e participação social. A aprovação da PEC pela Câmara havia soado como um grave sinal de risco de impunidade e de enfraquecimento do combate à corrupção. A reação do Senado, ao sustar o avanço dessa medida, resgatou a confiança no papel do Parlamento como guardião das liberdades democráticas e dos princípios republicanos. 

Reiteramos nosso compromisso em atuar, junto a empresas, sociedade civil e instituições públicas, pela promoção de um ambiente institucional e empresarial fundado na ética, no combate às desigualdades, na integridade e na sustentabilidade. 

O Brasil precisa avançar, não retroceder. A decisão do Senado Federal nos lembra que a democracia não se blinda contra a justiça, ela se fortalece com transparência e responsabilidade.