04 de Dezembro de 2025
Jornada de Combate aos assédios
Jornada de Combate aos assédios - Inscrições Encerradas!
Quando: 04/12/2025 das 9h às 18h
Onde: Aulas 100%
Local: Dilogia, Casa da diversidade R. Conselheiro Carrão, 546 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01328-000
Carga horária total: 7h30
OBJETIVO
Apresentar o panorama do assédio no Brasil com base em pesquisas atuais; discutir as responsabilidades legais e éticas de empresas e colaboradores diante de situações de assédio e discriminação; e capacitar os participantes para lidar adequadamente com denúncias, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e inclusivo.
Público-alvo
Gestores, profissionais de Compliance, ESG, Recursos Humanos e interessados nesses temas.
Metodologia
O workshop será conduzido de forma expositiva e participativa, combinando apresentação de conteúdos com estudos de caso, simulações práticas e análise de legislações pertinentes. A proposta é promover a aplicação dos conceitos teóricos à realidade organizacional. Os participantes serão incentivados a refletir sobre situações reais, compartilhar experiências e construir soluções colaborativas para os desafios relacionados ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho.
Módulo 1 - Conceitos e Definições – 3h (9h às 12h)
1. Conceitos e Definições
• Assédio, preconceito, agressões e discriminação – Afinal qual a diferença?
• Elementos caracterizadores.
2. Compreendendo o assédio
• Contexto histórico e social do assédio no trabalho.
• Ambientes e fatores que favorecem o assédio.
3. Tipologias de assédio
• Formas, tipos e Contextos;
• Exemplos específicos de assédio – Grupos mais vulneráveis.
4. Como identificar situações de assédio
• Sinais de alerta no comportamento da vítima
• Diferença entre conflito pontual e assédio
• Exemplos de condutas que caracterizam assédio
• Como diferenciar críticas construtivas de assédio
5 . Impactos do assédio
• Danos psicológicos
• Danos físicos
• Danos sociais
• Danos profissionais
• Impactos institucionais
6. Estatísticas sobre a prevalência do assédio no trabalho
• Grupos mais vulneráveis
• Dados de pesquisas nacionais e internacionais
• Subnotificação e o ciclo do silêncio
7. Efeitos do assédio na produtividade e ambiente de trabalho
• Redução da criatividade e produtividade
• Aumento de erros e acidentes
• Degradação do ambiente de trabalho
• Prejuízo à imagem institucional
8. Exemplos de comportamentos que constituem assédio
Sobre o facilitador Thiago Veloso
Thiago Veloso é Diretor Jurídico, Compliance e Privacidade de Dados, com 18 anos de experiência no mundo corporativo, atuando em posições estratégicas nas áreas jurídica, de integridade corporativa e governança. Possui sólida atuação como Professor e Especialista em Integridade Corporativa, Ética e Inteligência Artificial aplicada aos negócios, Investigações Internas Corporativas, Gerenciamento de Crise e Reputação Corporativa. É Mestre em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA-SP), Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e possui diversas pós-graduações nas áreas de Direito Societário (PUC-SP), Direito Tributário (Faculdade Milton Campos-MG), Relações de Comércio Internacional (PUC-MG). Thiago também possui certificações internacionais em Contratos Internacionais pela Hague Academy of International Law, e Arbitragem Internacional pela London School of Economics and Political Science. É certificado como DPO – Data Protection Officer, além da formação em Gerenciamento de Crise e Reputação Corporativa pelo Insper-SP e IDESP-SP. Além de formação em Investigações Internas Corporativas (CPIIC). Atualmente, é estudante de Neurociência e Comportamento Humano pela Faculdade do Hospital Israelita Albert Einstein.
Módulo 2 - Medidas de Prevenção e Ação – 2h30 (13h30 às 16h
• Mapa do assédio no Brasil
• Responsabilidade das empresas
• Assédio moral
• Assédio sexual
• Discriminação no ambiente de trabalho e legislações relevantes
• Boas práticas em investigações internas
Sobre as facilitadoras
Fernanda Bidlovsky, sócia do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados, atua nas áreas de Compliance e Anticorrupção e possui extensa experiência na condução de investigações internas de alta complexidade com reporte para autoridades brasileiras e dos Estados Unidos, assessoramento em casos de violações à legislação anticorrupção, avaliação e melhorias de programas de integridade, incluindo mapeamento de riscos, avaliação de políticas e desenvolvimento de medidas de aprimoramento ao programa, bem como elaboração e condução de treinamentos de compliance. Formada em 2004 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre em Direito (LL.M) pela University of Buffalo, nos Estados Unidos. Entre 2012 e 2014, trabalhou nos Estados Unidos com a área de compliance de empresa multinacional do setor de equipamentos médicos. É advogada licenciada no Brasil (2005) e em Nova Iorque (2013). Foi reconhecia pela Chambers and Partners, Latin Lawyer, Best Lawyers e Global Investigations Review como uma das “100 Mulheres em Investigações” no mundo.
Aline Meyer, Advogada Sênior do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados, atua com assuntos relacionados a compliance e anticorrupção desde 2013. Entre 2013 e 2015, atuou no Departamento de Compliance de uma empresa multinacional do setor energético. Desde então, participou de investigações internas de alta complexidade com reportes para autoridades brasileiras e Comitês Especiais e Independentes e assessoramento em medidas de remediação e mitigação de riscos. Sua atuação também compreende assistência em casos de violação da legislação anticorrupção brasileira e do U.S. Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), due diligence de terceiros, treinamentos, risk assessment, revisão e implementação de programas de compliance, além de elaboração e revisão de políticas internas e códigos de conduta. Formada em 2007 pela Universidade Federal de Ouro Preto e pós-graduada em Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2015.
04/12/2025 - Módulo 3 - Papel do Homem no combate ao assédio – 2h (16h as 18h)
• Introdução ao Papel do Homem no Combate ao Assédio
• Compreendendo as Relações de Poder e Privilégio Masculino
• Reflexão Crítica sobre Comportamentos e Atitudes (vieses inconscientes)
• Políticas e Práticas Organizacionais
• Estudos de Caso e Discussões em Grupo
• Compromisso Pessoal e Ação Coletiva
CONDIÇÕES (POLÍTICA) DO EVENTO
Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas a seguir, em nossa política de cursos.
INSCRIÇÃO
Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Instituto Ethos devem se inscrever pelo link indicado na página do curso de interesse. Os dados serão encaminhados ao Instituto Ethos que irá validar a inscrição confirmando as informações por e-mail específico. Esta validação confirma o recebimento da inscrição.
A inscrição não garante a realização do curso, que depende de um número mínimo de 15 inscritos para sua viabilidade. O Instituto Ethos irá informar no e-mail de validação o status de inscrição e de viabilidade do curso.
INFORMAÇÕES GERAIS
O valor da inscrição inclui material didático e certificado.
VAGAS LIMITADAS
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso não haja um número mínimo de inscritos que viabilize a realização do curso, o Instituto Ethos se reserva o direito de adiar sua realização ou cancelá-lo.
ADIAMENTO OU CANCELAMENTO
O Instituto Ethos tem o prazo máximo de 1 (um) dia antes da data de realização do curso para comunicar à pessoa inscrita validada (via e-mail e/ou telefone) o adiamento/cancelamento do curso. Em caso de adiamento, e inscrite deve comunicar sua decisão sobre participar ou não do curso na nova data proposta pelo e-mail [email protected] em até 2 dias (contando a partir da data em que o adiamento foi comunicado).
Inscrite tem o prazo máximo de 10 (dez) dias antes da data de realização do curso para comunicar pelo e-mail [email protected] o adiamento /cancelamento de sua participação no curso.
SUBSTITUIÇÕES OU TRANSFERÊNCIAS DE PARTICIPANTES NOS CURSOS
A substituição ou transferência entre participante de uma mesma empresa será permitida até 5 (cinco) dias antes da realização do curso e a solicitação deverá ser feita por escrito para [email protected].