Por: Equipe de Comunicação Mosaic
A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, promoveu nesta terça-feira (2/12) um evento com fornecedores e especialistas ESG para apresentar os avanços em sustentabilidade alcançados por seus parceiros de negócio. Em reconhecimento aos participantes do programa “Sustentabilidade na Cadeia de Valor”, realizado em parceria com o Instituto Ethos, empresas e multiplicadores foram reconhecidos pelos destaques obtidos ao longo de 2025.
Para elevar o nível de maturidade em sustentabilidade entre os fornecedores e estimular avanços contínuos em ética, impacto ambiental, responsabilidade social e governança, a Mosaic realiza o programa desde 2021 com seus parceiros. No primeiro ciclo, contou com seis empresas participantes; em 2024, o número saltou para 40 empresas formadas. Neste ano, foram 76 parceiros contemplados, promovendo mais de 2 mil ações nas dimensões social, ambiental e de governança.
Durante o projeto, é realizado um diagnóstico com base nos Indicadores Ethos, ferramenta que permite verificar o nível de maturidade dos participantes e orientar melhorias na gestão da sustentabilidade. As empresas também passam por um ciclo de capacitações, incluindo workshops e mentorias, voltado a apoiar o planejamento, a análise e a implementação de ações relacionadas a temas ambientais, sociais e de governança. Em quatro anos de programa, 75% das empresas participantes avançaram do estágio 0 para o estágio 1 de maturidade, demonstrando compromisso com a evolução e preparação para atingir o nível de gestão desses indicadores.
“O programa Cadeia de Valor é reflexo deste nosso compromisso com uma atuação mais sustentável e responsável. Na seleção de parceiros de negócio, buscamos aqueles que compartilhem os mesmos princípios éticos e operem de acordo com a legislação do país e do Código de Conduta e Ética nos Negócios, e estamos dispostos a incentivá-los em práticas ambientais, sociais e de governança”, reforça Eduardo Bucheb, diretor de Procurement da Mosaic.
No evento, foram apresentados cases de ações desenvolvidas pelos participantes, abrangendo melhorias em compliance, eficiência ambiental e programas internos de capacitação. As empresas reconhecidas demonstraram consistência na adoção de políticas alinhadas à agenda ESG, como a elaboração de políticas ambientais, a gestão de resíduos sólidos e a ampliação do inventário de emissões para lidar com mudanças climáticas. Também foram destacadas iniciativas voltadas à criação de indicadores de saúde e segurança, revisão de códigos de conduta e avaliação do impacto nos direitos humanos, reforçando o compromisso com práticas éticas.
No âmbito organizacional, ações como a implementação de sistemas de gestão integrados, estruturas de controles internos e processos para gestão de riscos contribuíram para maior governança. Já o trabalho dos multiplicadores foi fundamental para os resultados obtidos, por terem atuado na disseminação de conteúdo e no apoio à implementação das iniciativas, incluindo planos de capacitação para colaboradores, programas para fornecedores e canais de compliance e denúncias, garantindo engajamento e sustentabilidade das práticas.
“Estamos muito felizes em celebrar os avanços construídos ao longo do programa e em reconhecer o comprometimento dos fornecedores que têm se engajado genuinamente na agenda ASG (ESG). O Instituto Ethos trabalha há 27 anos mobilizando empresas para que incorporem a sustentabilidade em suas estratégias, e é inspirador ver como esse tema, que antes tinha dificuldade de entrar na pauta corporativa, hoje é parte do dia a dia dos negócios. A parceria com a Mosaic tem permitido despertar e fortalecer práticas que impactam o território e contribuem para o desenvolvimento sustentável. Os resultados que vemos aqui são fruto não só da metodologia e das mentorias, mas da disposição e envolvimento dos multiplicadores e das empresas em colocar essas ações em prática”, afirmou Ana Lucia, diretora-adjunta do Instituto Ethos.
Avanços na prática
Participante do programa, a Embrasatec, empresa do setor de embalagens, relatou os resultados obtidos na implementação das ações propostas pelo programa Cadeia de Valor. Segundo o presidente do grupo, Marcelo Vívolo, a iniciativa ajudou a estruturar e consolidar práticas socioambientais já presentes na cultura da companhia. “Tivemos a felicidade de ser convidados pela Mosaic, uma grande parceira nossa, para implementar essas iniciativas. Contamos também com todo o apoio e suporte do Instituto Ethos, que contribuiu muito para que pudéssemos estruturar esse trabalho”, afirmou o executivo.
Vívolo destacou que o programa foi decisivo para integrar políticas e recomendações ao sistema de gestão da empresa, tornando o processo mais sólido e profissional. Ele também ressaltou o engajamento das equipes com o comitê de ASG. “Conseguimos explicar às áreas e aos envolvidos o porquê as ações estavam sendo feitas, o que nos ajudou a obter comprometimento e envolvimento, fatores que, no nosso entendimento, fizeram toda a diferença”, concluiu.









