Apoiado pela Disney Company, o projeto Caravana do Esporte dissemina a prática de atividades esportivas em municípios carentes do Brasil.
O apoio a projetos de impacto social positivo é mais uma das muitas maneiras que as empresas encontraram de dividir e retribuir à sociedade seus resultados. A Caravana do Esporte foi a iniciativa brasileira escolhida pela Walt Disney Company para esse compartilhamento. O projeto, que leva esporte e cultura a cidades longínquas do país, foi apresentado no segundo dia da Conferência Ethos 360º 2015 (23/9), na mesa de diálogo Disney Oferece “O Movimento de Ação e Mobilização Social Caravana do Esporte”.
O projeto é resultado de uma aliança entre o Instituto Esporte e Educação, o Canal de TV ESPN Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estabelecida com o objetivo de disseminar a cultura da atividade física em regiões em que esse acesso é mais restrito. A caravana já visitou mais de cem municípios, em 20 estados diferentes, desde 2005, quando foi criada. As cidades escolhidas para receber a caravana são selecionadas de acordo com o seu índice de desenvolvimento humano (IDH).
“Alguns lugares que visitamos não tinham nem educação física nas escolas e, a partir da nossa passagem, isso foi estabelecido como política pública”, comentou Adriana Saldanha, diretora-geral do projeto Caravana do Esporte.
A ideia consiste em organizar nessas cidades eventos de três dias em que as crianças e adolescentes possam vivenciar diversas atividades físicas. Os professores e gestores das escolas locais também são capacitados e o poder público é envolvido, para garantir que a ação deixe um legado.
“Tentamos quebrar as barreiras que bloqueiam o acesso dessas crianças ao esporte”, comentou Ana Moser, ex-atleta profissional e fundadora do Instituto Esporte e Educação. “A principal delas é o acesso. É preciso ter onde buscar essa atividade. A segunda barreira e o método. É comum que a atividade seja oferecida sem a técnica necessária.”
Para demonstrar aos atores locais que é possível implementar essa cultura, a Caravana do Esporte estuda a região e busca utilizar os equipamentos públicos já existentes. “Toda cidade tem um campo de futebol, que normalmente é usado só por homens e só para jogarem futebol. Nós usamos o espaço e mostramos que lá podem acontecer atividades multiesportivas”, relatou Moser.
Outro ponto de atenção da iniciativa são as questões de gênero. Rodrigo Ashton, especialista do Programa Esporte para Desenvolvimento do Unicef, conta que a realidade que a Caravana encontra em algumas cidades é de isolamento das meninas em relação à pratica esportiva: “O esporte é encarado como algo masculino. Tentamos quebrar tal barreira e fazer alianças com os governos para desconstruir esses quadros”.
A participação da Disney confere um caráter lúdico à iniciativa. São realizadas exibições de cinema em que, no final, personagens como Mickey interagem com o público. “Nossos apresentadores também participam ativamente das caravanas”, explicou Adriana Cristóvão, responsável pela Cidadania Corporativa da Walt Disney Company Brasil.
Para escolher apoiar o programa, o critério da empresa foi a sinergia com suas diretrizes sociais, que estão dividas nos pilares: criatividade; preservação e conscientização ambiental; promoção da vida saudável; e engajamento das comunidades. “A Caravana inclui todos esses conceitos e é um trabalho com resultados para além da ação em si. Nos preocupamos com o legado. Queremos inspirar políticas públicas, deixar marcas por onde passamos”, concluiu Adriana Cristóvão.
Por Alice Marcondes (Envolverde), para o Instituto Ethos.
Foto: Thiago Lopes