“Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo” será lançado no próximo dia 28, em São Paulo.
Inscreva-se aqui.
O Brasil é inegavelmente um país extremamente diverso. A riqueza étnica de sua população, entretanto, não se reflete no ambiente corporativo. Transpor barreiras estruturais e superar a herança racista, de desigualdade social e de gênero dos últimos séculos é um desafio não apenas para o poder público, que age por meio de políticas públicas de inclusão, mas para as empresas, que são as maiores representantes do poderio econômico brasileiro e podem ser grandes atores para uma transformação social.
O último “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas”, de 2010, mostrou que as mulheres e os negros têm uma representatividade consideravelmente menor do que homens e brancos em cargos executivos. Em que medida as instituições privadas brasileiras têm incluído a diversidade em suas estratégias de negócios nos últimos cinco anos? E quais ações afirmativas foram aderidas, mais especificamente, pelos fornecedores da prefeitura paulistana para diminuir a desigualdade social e reter talentos?
O “Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo” apresentará para as empresas e a sociedade os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Ethos e pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) da Prefeitura de São Paulo, com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo trará as políticas de ação afirmativa empreendidas pelos parceiros da prefeitura e o perfil de gênero e raça dos principais setores que fornecem para o poder municipal da cidade mais populosa do Brasil, além de traçar o contexto da desigualdade em São Paulo e mostrar as políticas públicas municipais que visam atingir a igualdade racial e de gênero.
Reserve a sua agenda! O evento de lançamento do perfil acontecerá no dia 28 de janeiro, das 9h30 às 12h00, no auditório do 7º andar da Prefeitura de São Paulo.
Confira a programação
09h30 – 10h00: Credenciamento
10h00 – 10h15: Abertura com o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
10h15 – 11h00: Mesa de abertura, com Jorge Abrahão (diretor-presidente do Instituto Ethos), Judith Morrison (assessora sênior do BID) e Maurício Pestana (secretário de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo). A confirmar: Denise Motta Dall (secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo) e Artur Henrique (secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo)
11h00 – 11h40: Apresentação do “Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo” por Marcilene Lena Garcia de Souza (docente do Departamento de Sociologia do Instituto Federal da Bahia) e Helio Santos (presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá)
11h40 – 12h30: Mesa de comentários sobre a importância da pesquisa, com Denise Motta Dall (secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo) e Artur Henrique (secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo). A confirmar: Vagner Freitas (presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores) e Adilson Araújo (presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)