Estruturar práticas corporativas internas em favor da sustentabilidade é meio caminho andado para as empresas que querem impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. A outra metade está no engajamento de fornecedores e no incentivo a mudanças na cadeia de valor. Essa foi a base da mesa “Gestão sustentável: soluções para o engajamento da cadeia de valor”, com Marc Diaz, gerente de Projetos Estratégicos da unidade do Sebrae no Rio de Janeiro, e Beatriz Stutzel, especialista de Sustentabilidade do Grupo Enel, multinacional do setor de energia e um dos maiores players integrados do mercado global de energia e gás. A conversa foi mediada por Ana Lucia Custodio, coordenadora de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, e aconteceu na primeira edição carioca da Conferência Ethos 360°, em junho.
Marc e Beatriz apresentaram suas experiências na sensibilização de seus fornecedores e as principais tendências e os instrumentos disponíveis às empresas para operarem sobre sua cadeia de valor, em coerência com as mudanças globais nesse tema.
O Sebrae é consolidado no mercado e referência pelo trabalho com as micro e pequenas empresas brasileiras — e a sustentabilidade é um de seus focos. “A sustentabilidade é traduzida para micro e pequenas empresas pela economicidade. Queremos que as empresas já nasçam a tendo como valor agregado”, afirma Marc. Ele diz não conseguir fazer “com que as empresas pensem em questões mais estratégicas se elas não conseguirem pagar suas contas. O papel do Sebrae é o decodificar os aspectos da sustentabilidade no dia a dia corporativo”.
No Grupo Enel, “a gente agrupa as temáticas de menor aderência e apresenta as questões não atendidas. Esses temas aparecem nos próximos encontros presenciais. Também chamamos os fornecedores e entregamos relatórios com nosso posicionamento, o que os ajuda a entrar em conformidade”, de acordo com Beatriz. A companhia, que desempenha atividades em cinco continentes e em mais de 30 países, tem políticas rigorosas de relacionamento com terceiros, baseadas em princípios de transparência, respeito, confiança, lealdade e responsabilidade socioambiental, centralizadas no Programa Parceiro Sustentável.
O programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor
Promovido pelo Instituto Ethos e reformulado no último ano, hoje o projeto conta com a liderança de Leão Alimentos e Bebidas, Metrô Rio e Unimed e está dividido em etapas: de sensibilização, diagnóstico, apoio para implementar ações e reconhecimento, por meio de prêmios e divulgação de boas práticas.
O objetivo principal do programa é identificar o desempenho de fornecedores na sustentabilidade para, a partir daí, propor ações específicas para cada caso, com a utilização dos Indicadores Ethos.
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Por Thais Curia, do Instituto Ethos.
Foto: Gabriela Carrera