Revista aborda diversidade racial nas empresas e impulsiona diálogos e necessidade de mudança desta realidade
A capa da última Revista SA “Por que ela ainda é exceção?” destacou a realidade dos negros no mercado do trabalho e o Instituto Ethos foi citado como fonte para os dados apresentados. O destaque foi para o estudo Perfil Social, Racial e de Gênero nas 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, estudo realizado pelo Ethos há 16 anos, que traz uma fotografia do quadro de funcionários das 500 maiores empresas do Brasil. O que mais surpreende no estudo é que, ao se fazer uma comparação histórica, percebe-se que a inclusão e o fomento à diversidade têm avançado a passos muito lentos, permitindo auferir que, ao manter a lentidão do avanço, a equidade nas empresas só será atingida em 150 anos.
A matéria da revista Você S/A traz histórias de pessoas negras que chegaram a cargos executivos nas empresas, exemplos de organizações que investem na inclusão e como o fazem, as vantagens do investimento em diversidade e de como esta desigualdade pode ser explicada. Sobre o último ponto, questões como o racismo, inclusive o velado e a meritocracia são colocadas em pauta.
A ascensão de negros a cargos executivos, como bem lembra a matéria, não deve ser colocada como exemplo de batalha individual e não serve para justificar que a chegada de negros a cargos de destaque é consequência de esforço e mérito. Este é um dos pontos discutidos no livro Executivos Negros de Pedro Jaime, que já foi parceiro do Ethos. É válido ressaltar que, segundo a pesquisa do Ethos, 80% das empresas não tem políticas específicas para a inclusão de negros em seu quadro de funcionários.
O Instituto Ethos trabalha a questão dos Direitos Humanos, incluindo a promoção da diversidade racial nas empresas. O Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos tem como objetivo contribuir na construção de uma agenda positiva para garantir os direitos humanos e a promoção do trabalho decente. A mais recente iniciativa, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, tem como objetivo contribuir com a reversão do cenário de diversidade atual das empresas, ensejando um desenvolvimento econômico com desenvolvimento social para os quais a promoção da diversidade e da equidade são passos decisivos. Conheça todos os trabalhos do Ethos na área de Direitos Humanos aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos
Foto: Você SA