NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Ethos apresenta programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor

01/10/2018

Compartilhar

Programa tem como objetivo apoiar empresas no cuidado e na gestão da sua rede de relacionamentos

Quando uma empresa é fundada, ela já nasce inserida dentro de um contexto específico e ela não trabalha sozinha. A sua rede de relações é importante e precisam de cuidado, em especial pelo risco que podem causar à reputação das empresas. Um exemplo clássico do quanto é necessário esse cuidado está no setor têxtil. A Zara, uma marca internacionalmente conhecida, se envolveu em um escândalo relacionado às condições de trabalho de costureiras das suas coletâneas por conta de um fornecedor que não se atentava a estas questões. Contudo, quando algo de errado acontece com o fornecedor, isso é um sintoma de que a empresa também não está dando a devida atenção e pode lhe recair a culpa por corresponsabilidade.

Contudo, desenvolver um programa que olhe para a complexidade da cadeia pode ser um desafio. Com foco neste ponto é que o Instituto Ethos desenvolveu o programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor, que tem como grande objetivo apoiar empresas no desenvolvimento da sua cadeia, a partir de temáticas específicas, com o apoio da rede de consultores Uniethos e do IBRACEM. No último dia 10, o Ethos organizou um encontro para discutir os desafios do cuidado com a cadeia de valor e apresentou o programa a organizações interessadas.

Um dos pontos-chave do encontro, foi a indicação do porquê as organizações não se sentem motivadas em fazer a gestão da cadeia e entre eles estão:

  • Falta de capacidade técnica
  • O programa não é prioridade
  • Falta de conhecimento
  • Faltam dados dos fornecedores

Sobre este aspecto, Caio Magri, diretor-presidente do Ethos indicou que “todas estas razões podem dificultar o processo de gestão da cadeia de valor, mas não são impeditivos. É preciso avaliar os impactos que o seu negócio precisa ter junto aos seus stakeholders, além de levar em consideração as motivações do porquê fazê-la”. Entre estas razões, estão a busca pela garantia da conformidade do negócio, gerenciamento de riscos e solução de problemas, além da geração de eficiência e foco na sustentabilidade.

Os desafios da cadeia de fornecedores podem estar em diversos pontos, inclusive em pontos mais básicos, como as relações trabalhistas e pagamentos de impostos. O IBRACEM, parceiro do Ethos neste programa, disponibiliza uma ferramenta que avalia a situação de cada um dos fornecedores frente aos diversos órgãos incluindo Receita Federal e Secretarias da Fazenda. Assim, a empresa consegue ter um overview da situação de cada um dos seus fornecedores a fim de prevenir desvios de conduta nos fornecedores. Após a avaliação dos fornecedores, a ferramenta mapeia os riscos de cada fornecedores em nível de risco e propõe um plano tático para atuação em cada um deles, apoiando em sua gestão.

Sustentabilidade na Cadeia de Valor
O Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor é baseado no diálogo e no relacionamento entre a empresa central e a sua cadeia “apostando no desenvolvimento de ações que estão ao alcance das empresas. A empresa central usa a influência na sua cadeia para promover mudanças, junto com o networking, construção coletiva e troca de experiências”, indicou Ana Lucia de Melo Custodio, diretora-adjunta do Instituto Ethos. O programa funciona nas seguintes etapas:

  • Preparação: definição do plano de trabalho
  • Sensibilização: evento público de lançamento do projeto
  • Diagnóstico: com apoio das ferramentas dos Indicadores Ethos e Guias Temáticos
  • Planejamento: estruturação dos planos de ação com mentoring do Ethos
  • Reconhecimento: apresentação dos cases, reconhecimento do esforço e das melhores práticas
  • Avaliação: nova roda de aplicação dos Indicadores Ethos e comparação com o diagnóstico anterior para auferir os resultados

Ao compartilhar as experiências anteriores do programa, Custodio trouxe o exemplo da Unimed do Brasil, que trabalhou a integridade junto a suas cooperadas e conseguiu um avanço significativo na segunda rodada de aplicação dos Indicadores Ethos para avaliar a evolução. Magri, que compartilhou a experiência do programa junto a pequenos empresários, compartilhou que “houve ganhos em diferentes áreas para os pequenos fornecedores, incluindo ganhos financeiros, com ações simples, como a separação das finanças pessoais  das finanças do negócio”.

Conheça os detalhes do programa aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.