Lançado pelo Ethos, ISA e Rede Nossa São Paulo, o documento está aberto a novas adesões para ser entregue ao governo do Estado de São Paulo.
Durante o debate “Crise da Água: Desafios e Soluções”, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, leu a carta aberta “Por Maior Transparência nas Questões da Água”. Lançado pelo Instituto Ethos, Instituto Socioambiental (ISA) e Rede Nossa São Paulo, o documento visa chamar a atenção do governo do Estado de São Paulo para a necessidade de maior transparência sobre os dados relacionados à situação do abastecimento de água.
A carta aberta propõe, entre outras medidas, que a sociedade seja informada sobre a real condição dos reservatórios e das ações que será necessário adotar, mesmo em caso de chuvas, respondendo as seguintes perguntas: “Qual o impacto do uso do volume morto na qualidade da água e na saúde pública?”; “A solução de usar a capacidade de outros sistemas pode dar conta das necessidades de todos aqueles que dependem das bacias que serão interligadas? E por quanto tempo?”; “Caso o regime de chuvas do próximo verão seja semelhante ao do verão passado, existe algum plano de emergência para a cidade? Esse plano, se existir, não deveria começar a ser adotado desde agora?”.
De acordo com Oded Grajew, a carta aberta continuará recebendo adesões de outras organizações da sociedade civil por mais alguns dias e, posteriormente, será entregue ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Confira aqui a íntegra da carta aberta e veja como aderir ao documento.
O debate “Crise da Água: Desafios e Soluções” ocorreu nesta terça-feira (3/6), em São Paulo. Promovido por Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental (ISA), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, o evento contou com a participação de diversos especialistas no tema.
Leia também: “Debate alerta para ameaça de desertificação da Região Sudeste”.
Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo