A capital paulista recebe, nos dias 12 e 13 de agosto, a 26ª edição da Conferência Ethos, o mais tradicional evento brasileiro de Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e ASG (Ambiental, Social e Governança). Pela primeira vez o encontro, que reunirá no Vibra São Paulo líderes empresariais, representantes do setor público, acadêmicos e ativistas, tem inscrições gratuitas, que podem ser realizadas pelo site https://www.conferenciaethos.org/.

Com tema “Impacta COP, Além do Clima“, a Conferência Ethos irá promover diálogos para a construção de caminhos para o enfrentamento da emergência climática, das desigualdades no Brasil e a defesa da democracia e o fortalecimento das instituições para uma sociedade mais justa e responsável. “Em um ano decisivo para o Brasil e para o mundo, a abertura da Conferência Ethos vem marcar o início de um ciclo de reflexões e articulações com pano de fundo a realização da COP30 em Belém. Para a sociedade brasileira e para o Brasil, é fundamental a mobilização coletiva para construirmos soluções, fortalecendo uma visão de futuro que seja sistêmica, coerente e responsável”, reflete Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

Circularão entre os diversos painéis referências em clima como Ana Toni, diretora-executiva da COP30 e secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, e autoridades como Vinícius Marques de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Ambos participarão da mesa de abertura, às 9h de terça-feira (12/08). O painel pretende promover o diálogo sobre os dilemas e possibilidades que o Brasil enfrenta às vésperas da COP30, além de abordar o papel do setor empresarial no enfrentamento das desigualdades, na promoção dos direitos humanos e na construção de novos pactos democráticos.

Daniel Martins, sócio da PwC e Líder da Indústria de Energia, é um dos convidados do painel “Reinvenção com propósito: o papel das empresas e da sociedade na transição energética justa”, às 11h de terça-feira. Às 14h, Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), participa do painel “10 anos do Acordo de Paris: O Papel das Empresas na Agenda da COP – Além do Clima”. No mesmo horário, a Vibra apresenta o painel “Movimento Exploração Sexual Zero — Conexões e Compromissos”, com Luciana Temer, diretora-presidente do Instituto Liberta.

Ainda no dia 12/08, às 16h, o ativista ambiental indígena e articulador nacional da organização de Jovens do Engajamundo, Paulo Galvão, participa do painel “Soluções inovadoras para desafios climáticos”, apresentado pela Rede Globo.

No segundo dia de Conferência (13/08), estão previstas as participações de Alice Dandara, advogada do Instituto Socioambiental (ISA), e Marcos Woortmann,  diretor-adjunto do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), que discutirão os “Riscos e impactos previstos do PL do Licenciamento Ambiental: cenários e possibilidades de mediação”. “Diante do retrocesso e urgência em falar sobre a aprovação do PL, vamos trazer ao centro do debate os riscos de governança do sistema de licenciamento ambiental brasileiro, dos direitos humanos de povos originários e comunidades tradicionais, dos impactos sobre a saúde, sobre os compromissos multilaterais e o enfraquecimento da credibilidade e a capacidade do Brasil em negociar com países e continentes que incluíram cláusulas socioambientais em suas relações econômicas globais”, explica Caio Magri. 

Ainda na programação de quarta-feira, a Conferência recebe, às 15h, Marcelo Vianna, secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), no painel sobre “Integridade Socioambiental”, apresentado pela Hydro. Às 16h, é a vez do encontro sobre “Entre dados e discursos: estratégias corporativas para sustentar a equidade”, com a presença de Jessika Moreira, diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente.

Confira a programação completa da Conferência Ethos no site do evento.

Foco em Direitos Humanos

Além dos painéis, a programação também conta com o Festival +DH, o evento de Direitos Humanos do Ethos, realizado em parceria com o Centro de Excelência Jean Monnet em Negócios e Direitos Humanos da FECAP Business School. O Festival éum espaço de debate e ação sobre direitos humanos e combate às desigualdades no Brasil, que vai trazer para a programação da Conferência Ethos diálogos estratégicos que conectam sociedade civil, empresas e poder público para impulsionar soluções reais, por uma mobilização para um futuro mais justo e inclusivo.

26 anos de Conferência Ethos

Desde 1999, a Conferência Ethos reuniu mais de 4 mil palestrantes, em mais de 1.200 atividades, entre palestras, painéis, e encontros virtuais, e mais de 200 temas estratégicos, discutidos em um espaço para pautas urgentes. A Conferência Ethos já foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba, além de ter sido a 1ª conferência do setor a migrar para o digital em 2020, em razão da pandemia. Ao todo, o evento soma mais 50 mil pessoas impactadas presencialmente e mais de 150 mil de acessos online nas edições digitais, entre 2020 e 2024. Sempre na vanguarda, também foi a 1ª conferência com formato 360° no Brasil, realizada em 2014.

Serviço:

Conferência Ethos São Paulo 2025

Quando: 12 e 13 de agosto

Onde: Vibra São Paulo (Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida)
Inscrição: Gratuita por meio do link https://www.conferenciaethos.org/

Patrocinadores: Hydro

Parceria: ArcelorMittal, Assaí, Banco do Brasil, Caixa, Embraer, Globo, Novartis, PwC, Sebrae e Vibra

Apoio: 3 Corações, Braskem, COMERC energia, Galvani, Rede Educare e Ypê

Patrocínio Festival + DH: Sompo e Intex

CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA:

Enviar solicitação com nome completo, RG, e-mail e celular para os e-mails: [email protected]  e [email protected].