NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

07/04 – Dia do Jornalista

Entidades se reúnem para celebrar e reafirmar compromisso com a democracia e a liberdade de expressão

05/04/2019

Compartilhar

No dia 07 de abril de 1831, D. Pedro I renunciava ao trono por ceder à pressão do movimento popular gerado após a morte de João Batista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos no ano anterior.

Líbero Badaró era médico e jornalista, e foi fundador de um jornal independente que tratava temas políticos, fazendo oposição ao governo do imperador. Defensor da liberdade de imprensa, ele foi morto por expor informações de ideologias contraditórias.

Mais tarde, em homenagem a Badaró e ao significado de sua atuação e morte, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), estabeleceu o dia 07/04 como Dia do Jornalista.

“Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerar seres humanos civilizados”. – Essa frase poderia ter sido escrita sobre as circunstâncias e o assassinato de Badaró, ainda no século XIX. Entretanto, foi dita por Vladimir Herzog – jornalista, ativista, professor e dramaturgo – torturado e morto pelo regime militar brasileiro em 1975.

O assassinato de Vladimir pela ditadura, com o ódio e a intolerância que ela representa, também foi um acontecimento que gerou um movimento popular, dessa vez com o foco de restaurar a democracia no país.

Ainda hoje, o jornalismo independente, livre e investigativo precisa ser defendido e preservado como uma das maneiras de garantir a democracia, a liberdade de expressão e o direito à informação à todas as pessoas.

No próximo dia 06/04, véspera do Dia do Jornalista, as entidades representativas dos direitos e interesses dos jornalistas em São Paulo vão estar reunidas para celebrar a data. O evento de inauguração da escultura Troféu Prêmio Vladimir Herzog contará com uma apresentação do coral da Câmara Municipal e outras intervenções artísticas, e vai acontecer na Praça Memorial Vladimir Herzog, como forma de reafirmar o compromisso das entidades com a defesa da dignidade profissional e o respeito a liberdade de expressão.

Agenda
Dia do Jornalista e inauguração da escultura Troféu Prêmio Vladimir Herzog
Data: 06/04/2019
Horário: 10h
Local: Praça Memorial Vladimir Herzog
Rua Santo Antônio, 33 – Bela Vista

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.