NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

22 de Março – Dia Mundial da Água

Confira como o Ethos tem atuado nessa agenda

22/03/2019

Compartilhar

O Dia Mundial da Água, 22 de março, é celebrado desde 1993. Criado pela ONU, foi um desdobramento da Agenda 21, que no seu artigo 18 destaca a importância da proteção da qualidade dos recursos de água doce. No mundo, estima-se que um bilhão de pessoas ainda não tem acesso a abastecimento suficiente de água. Em 2015, foram aprovadas novas metas de desenvolvimento por parte da ONU através da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que prevê 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O ODS 6 busca “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Para as empresas, a relação com a água é de absoluta dependência, uma vez que praticamente todo negócio necessita de acesso a água. Além dessa dependência, existem aspectos relacionados ao uso múltiplo das águas, o compartilhamento de bacias, a resiliência aos impactos climáticos da escassez ou eliminação de recursos hídricos em regiões de alta vulnerabilidade e o baixíssimo nível de saneamento no Brasil.

No Instituto Ethos, o tema da água tem sido trabalhado indiretamente através da nossa atuação no tema de adaptação à mudança do clima. Em parceria com o WWF-Brasil, lançamos a publicação sobre financiamento climático para adaptação. Essa publicação mapeou quase 50 fundos entre nacionais e internacionais, que podem ser acessados para solucionar questões relacionadas à adaptação. A publicação também mapeou os principais riscos para cada setor. Nosso levantamento apresentou a existência de 15 fundos internacionais e nacionais acessíveis para atividades relacionadas ao setor de recursos hídricos e ainda apontou, dentro do setor hídrico, quais são os países e as fontes de financiamento existentes no Brasil e no mundo.

O setor agrícola por exemplo, é fortemente ameaçado pelas mudanças climáticas, tendo o acesso a água como um dos grandes riscos para o setor, no caso de enfrentarmos uma elevação exagerada da temperatura. Por outro lado, extremos de precipitação também podem provocar grandes desastres. Aqui no Brasil presenciamos chuvas fortíssimas desde o início de 2019 em várias regiões do país, porém, algumas cidades já vêm sofrendo com esse problema há muitos anos.

Em 2019, através da Conferência Nacional sobre Mudança do Clima, uma iniciativa do Fórum Clima do Ethos e de parceiros, o tema da água será trabalhado como foco na mitigação e adaptação à mudança do clima no Brasil. As conclusões desse grupo serão apresentadas na Conferência do Nacional sobre Mudança do Clima e serão posteriormente encaminhadas à COP 25, no Chile. A ideia é incorporar os ODS em todos os grupos de trabalho sendo estruturados, de forma transversal.

Além desse foco nos recursos hídricos, buscamos também abordar a questão da água por um prisma de justiça social, ou seja, identificar os grupos mais vulneráveis com relação ao acesso à água, assim como as formas de diminuir tais impactos e como isso se relaciona com questões de gênero, de classe e racial.

Por: Flavia Resende, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.