AGENDA

Compartilhar

Rede Nossa São Paulo lança mapa atualizado da desigualdade na cidade

 

Evento a ser realizado em 19/5 incluirá manifesto contra a maioridade penal, defesa do Parque Augusta e proposta para possibilitar plebiscitos na capital paulista. Participe!

Em seu aniversário de oito anos de atuação, a Rede Nossa São Paulo lançará a versão atualizada do Mapa da Desigualdade na cidade de São Paulo. Aberto à participação da sociedade, o evento será em 19 de maio de 2015, às 9h30, no Sesc Consolação.

Com base em dados econômicos e sociais, o Mapa da Desigualdade revelará os melhores e piores indicadores por distrito. Para cada um dos indicadores avaliados, o estudo apontará a diferença entre o melhor e o pior distrito – o que a Rede Nossa São Paulo chama de “desigualtômetro”.

Na avaliação dos promotores da iniciativa, o Mapa da Desigualdade é uma espécie de radiografia da qualidade de vida nas diversas regiões da cidade.

Durante o evento, também haverá uma apresentação sobre a evolução dos indicadores da cidade nas mais diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente etc.

Outro destaque da atividade será o lançamento do acervo da Rede Nossa São Paulo, com exibição de vídeo e divulgação de material e plataforma digitais. O acervo, no qual estarão registrados o histórico e os documentos da organização, ficará disponível aos internautas para consulta e estudos.

Maioridade penal, Parque Augusta e plebiscito em São Paulo

O lançamento do Mapa da Desigualdade será também uma oportunidade para organizações da sociedade civil e cidadãos paulistanos se unirem em defesa de alguns temas importantes.

Na programação da atividade está prevista a leitura de um manifesto contra a redução da maioridade penal. O texto foi elaborado por iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo e já tem o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil.

A destinação de toda a área do Parque Augusta a um espaço público municipal (sem prédios) é outro ponto que será defendido no encontro.

Por fim, o evento terá ainda o lançamento público da proposta de regulamentação de plebiscitos na cidade de São Paulo. A ideia é que os paulistanos possam ser consultados – por meio de plebiscito – antes da realização de obras de grande impacto no município.

Convidados já confirmados

Participará do lançamento do Mapa da Desigualdade o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy. Para a mesa sobre plebiscitos municipais, foram convidados o jurista Fábio Konder Comparato e a vereadora Juliana Cardoso, presidente da Frente Parlamentar de Implementação dos Mecanismos de Democracia Direta.

Na mesa sobre o Parque Augusta, estará Célia Marcondes, da Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro de Cerqueira César, enquanto a mesa sobre a redução da maioridade penal contará com Raniere Pontes, coordenador do GT Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo, e Silvio Manoug Kaloustian, coordenador de programas do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Sul do Brasil.

SERVIÇO
O quê: Lançamento da versão atualizada do Mapa da Desigualdade na cidade de São Paulo;
Quando: 19 de maio de 2015, das 9h30 às 12h30;
Local: Anfiteatro do Sesc Consolação;
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo (SP):
Inscrições: Para confirmar sua presença, clique aqui.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.