NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

5ª Reunião da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

Dia 11/12 aconteceu a 5ª Reunião da Coalizão Empresarial no auditório da Atento – Liberdade em São Paulo

18/12/2018

Compartilhar

A coalizão possui como um dos seus principais objetivos “construir uma atuação que explicite e fortaleça a agenda de combate à desigualdade racial e de gênero nas empresas” (Cida Bento – Diretora Executiva do CEERT), onde no encontro foi discutido o papel das organizações nesse atual momento político/social e as formas de atuar em conjunto nos avanços já alcançados.

“A importância de nos unirmos nesse momento e reconhecermos as causas, é para que, consigamos enfrentar as conjunturas e avançar nas práticas equitativas de forma estratégica.” – Caio Magri (Presidente do Instituto Ethos)

Houve o diálogo do painel temático “O lugar das corporações no contexto atual brasileiro, no campo da diversidade e da equidade”, que contou com a participação de Oded Grajew, fundador da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis e Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, que trouxe dados das publicações “A Distância que nos Une” e “País Estagnado”, sobre as estruturas que sustentam as desigualdades no Brasil, como 9º país mais desigual do mundo.

“A contrapartida de muito poder é a responsabilidade, a responsabilidade pelo estado atual ou pela mudança. Então o que as empresas podem fazer? Qual o papel delas? Primeiro, olhar internamente, fazer o levantamento das desigualdades dentro da empresa, de gênero e de raça, e tomar a decisão política a partir disso.” Oded Grajew, fundador da Rede Nossa São Paulo

Mafoane Odara, psicóloga, mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da USP e coordenadora da área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon, participou do painel defendendo a importância de ter a desigualdade não como tema, mas sim, como forma de olhar o mundo: “todos os relatórios que saíram com indicadores de desigualdades, mostraram que as mulheres negras estão nos piores índices”. Ela também trouxe para o debate a necessidade de promover a conscientização dessa realidade em instâncias de diversos escalões dentro das empresas, para tornar possível a aplicação de ações afirmativas que promovam a equidade racial e de gênero.

“Para todo mundo ganhar precisamos entender que a diversidade é fundamental para a criatividade e a inovação, e dentro das empresas esses dois componentes são os mais importantes para garantir lucratividade.” – Mafoane Odara, coordenadora da área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon

A reunião foi encerrada com as avaliações de Daniel Teixeira (CEERT) e Renata Braga (BID), dos desafios e oportunidades para Coalizão 2019, contando com a participação das empresas presentes, que em conjunto deram início a definição das metas e objetivos para os próximos encontros.

Por: CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.