NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Violência e violação dos direitos humanos em pauta na Conferência Ethos em Belém

09/11/2018

Compartilhar

Diálogo abordará a necessidade de políticas para estimular boas práticas

Marcada para acontecer dia 28 de novembro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, a Conferência Ethos 20 anos em Belém vai incentivar a abertura de diálogo e o engajamento de lideranças locais, empreendedores e especialistas para o desenvolvimento social e econômico local.

O ativismo ambiental é uma das marcas da região. Por isso, durante o painel “Violência e violação dos direitos humanos: lideranças e comunidades afugentadas”, haverá debate a respeito dos caminhos para o combate à violência contra ativistas, líderes comunitários e militantes ambientalistas.

Com a participação da coordenadora do movimento Xingu Vive para Sempre, Antônia Mello, o painel pretende discutir a problemática da morte de ativistas do meio ambiente. Entre outras questões, buscará entender que condições e conflitos favorecem essa violência e como a instabilidade política do país e a posição dos governos e das empresas podem corroborar para essa situação. Além disso, os diálogos vão abordar quais mecanismos e práticas podem favorecer o apoio às reivindicações das comunidades e das lideranças, e a reparação de danos bem como o que o governo está fazendo para frear essa violência.

“O desenvolvimento da região é a temática central da Conferência Ethos Belém. Assim como acontece nas edições de São Paulo e Rio de Janeiro, temos o objetivo de propor diálogos que viabilizem encaminhamentos e provoquem ponderações. Dessa forma, palestrantes e espectadores possuem espaço para discutir os possíveis caminhos para a construção democrática local”, diz Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Para participar da Conferência Ethos em Belém inscreva-se aqui.

Direitos Humanos no DNA do Ethos 

Há 20 anos o Instituto Ethos se dedica à agenda dos Direitos Humanos e sua transversalidade em outras agendas, como por exemplo o meio ambiente. Vale acompanhar o material lançado na Conferência Ethos 20 anos em São Paulo que traz relatos e inclusive vídeos que contam sobre a trajetória do Ethos em ações e iniciativas em diferentes áreas.

Como, por exemplo, o fascículo que pode ser lido aqui e aborda a questão de cisternas construídas no semiárido (meio ambiente) e o desdobramento na vida das comunidades até os dias de hoje (direitos humanos).

Acompanhe as informações sobre a Conferência Ethos 20 anos em Belém através do site: www.conferenciaethos.org/belem

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.