NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

A Conferência Ethos está de volta!

Em 2021 o evento traz novos formatos e possibilidades

25/05/2021

Compartilhar

A Conferência Ethos, evento anual com mais de 20 anos de realizações ininterruptas, tem início no dia 27 de maio, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Ethos no YouTube.

Em 2020, a Conferência Ethos se reinventou e realizou sua primeira edição online. Em meio a desafios e aprendizados, ela possibilitou um acesso mais amplo e o encontro entre pessoas, temáticas e debates extremamente importantes para um mundo em transformação. Naquele momento, foi possível, inclusive, antecipar questões que nos deparamos no mundo de hoje, por meio de painéis que abordaram diferentes temáticas: econômicas, socioambientais, éticas, globais, nacionais e etc.

Para 2021, de forma potencializada, a Conferência Ethos é a oportunidade que encontramos para compreender diferentes maneiras de pensar a respeito das profundas marcas deixadas em tempos tão difíceis.

A pandemia nos mostrou a urgência de voltarmos nossa atenção para as pressões que a recessão traz para a economia, para os problemas sociais decorrentes das desigualdades e maior empobrecimento e para o avanço da desproteção ao meio ambiente. Em meio a uma corrida para a garantia da imunização em massa, também enfrentamos o negacionismo e a desvalorização da vida.

A vida das pessoas mudou e precisamos lidar com as marcas que a crise está escancarando. Para dialogarmos sobre tudo isso, a Conferência Ethos 2021 implementa novos formatos, novos conteúdos e uma programação ainda mais completa, em que teremos até dezembro para falarmos sobre uma extensa gama de assuntos que se relacionam a todes: empresas, organizações da sociedade civil, academia e as pessoas!

“É muito importante sermos resilientes, sobretudo frente a situações desafiadoras, como as que enfrentamos. A Conferência Ethos 2021 marca como é possível sempre ajustarmos o foco e remodelarmos estruturas. Este é, de fato, o momento para que as mudanças necessárias: sociais, ambientais e econômicas aconteçam. Se em 2020 a Conferência Ethos foi necessária e potente, para este ano acreditamos que com novos formatos, seremos ainda mais assertivos em ampliar os diálogos e o alcance de ainda mais e diversos públicos”, acredita Caio Magri, diretor-presidente do Ethos.

Conferência Ethos 2021

A abertura da Conferência Ethos 2021dará o tom do evento que irá se encerrar apenas em dezembro deste ano. Caio Magri, diretor-presidente do Instituo Ethos; Flavio dos Santos Gomes, professor dos programas de pós-graduação em História Comparada (UFRJ) e História (UFBA); Margareth Dalcomo; pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz; e, Vladimir Safatle, professor livre-docente do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, irão promover um debate sobre o aumento das desigualdades, os desafios da imunização, a corrida pela vacina e a desvalorização da vida.

Todos os três painéis do primeiro dia da Conferência Ethos 2021 terão exibição ao vivo. Às 16h40 será exibido o diálogo com o historiador e professor da Universidade de Stanford, Walter Scheidel, que fala sobre a história da desigualdade e o aumento do desequilíbrio econômico e social com o agravamento da pandemia e das mudanças climáticas.

Para encerrar, às 17h, as consequências da negligência e das vulnerabilidades desproporcionais vividas pelos mais pobres, pela população negra e pelos povos indígenas, será analisado por Ailton Krenak, líder indígena, escritor e coordenador de ações do Núcleo de Cultura Indígena e Maria Sylvia, presidente do Geledès – Instituto da Mulher Negra e conselheira seccional na OAB SP.

“Não daremos início somente a um evento. E sim, a forma que encontramos para compreender diferentes maneiras de pensar a respeito das profundas marcas deixadas em tempos tão difíceis. Nesse ano, temos ainda mais novidades. A Conferência Ethos 2021 foi pensada para estar ainda mais próxima das pessoas. Teremos atrações regulares no YouTube, Instagram e Spotify do Instituto Ethos”, destaca Edson Lopes, gerente-executivo do Instituto Ethos.

 

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Imagem: Ramona Ferri, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.