NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

A corrupção também destrói as florestas

Conferência Ethos analisa esse complexo desafio para o Brasil

03/08/2021

Compartilhar

Há tempos a Conferência Ethos 360º tem promovido diálogos que buscam analisar a transversalidade das agendas de meio ambiente, direitos humanos, integridade e gestão socialmente responsável. Agendas estas que são abarcadas pelo Instituto Ethos, realizador da Conferência. Muito mais do que se possa interpretar num primeiro olhar, superficial, quando nos aprofundamos em cada problemática, podemos observar que há um ponto de convergência entre as temáticas.

Então, nesta primeira semana do terceiro mês de Conferência Ethos em 2021, teremos o painel: A corrupção também destrói as florestas – um desafio complexo para o Brasil, que será exibido nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, às 15h, no canal do Ethos no YouTube.

O painel tem como objetivo abordar as conexões e vínculos entre crimes ambientais e crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que corroboram para o desmatamento recorde. A premissa desse diálogo é lançar luz a esse problema no Brasil e dar destaque ao tema e aos desafios da segurança climática. Os diálogos apresentarão uma análise sobre como as práticas de corrupção e lavagem de dinheiro acabam por acentuar a pressão sobre atividades ilegais como o garimpo, a grilagem, o tráfico e contrabando, as máfias, a violência contra povos originários, as expulsões, a escravidão e o desmatamento em território amazônico.

Os painelistas: Brenda Brito, pesquisadora associada do Imazon; Laura Waisbich,  pesquisadora sênior do Instituto Igarapé; e, Ubiratan Cazetta, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), irão conversar com Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos, sobre como projetos de lei que alteram os regulamentos da Regularização Fundiária, do Licenciamento Ambiental e da Mineração em Terras Indígenas acabam por promover desmantelamentos institucionais e inviabilização de operações de fiscalização e monitoramento.

Neste diálogo da Conferência Ethos 2021 será perceptível a abordagem 360º que além de observar as implicações nas agendas de meio ambiente e integridade, avaliará também os impactos em direitos humanos. Vale destacar que todo conteúdo da Conferência Ethos se encontra disponível em playlist específica no canal do Ethos no YouTube.

Programação da primeira semana de agosto

Dia 03 – terça-feira, às 15h

O enfraquecimento das fiscalizações ambientais

O objetivo desta atividade é explorar o enfraquecimento das fiscalizações ambientais, e como elas corroboram para o aumento de práticas ilegais. Vamos entender sobre como o processo de declínio da fiscalização abre espaço e facilita atividades irregulares que mobilizam mercados, setores e cadeias produtivas em associação à crimes fiscais como a lavagem de dinheiro e a corrupção. Com a participação de Melina Risso, diretora de Programas do Instituto Igarapé

Dia 03 – terça-feira, às 17h

Crise e desigualdade de gênero no sul global 

A Dra. Janet Macharia, chefe da Unidade de Proteções Sociais e de Gênero e Conselheira Sênior de Gênero da ONU, nos traz uma reflexão sobre a pandemia e a disparidade de igualdade de gênero. Ela também aborda a importância do debate sobre a igualdade de gênero na resposta à crise da Covid-19 e como a pandemia afeta a vida de meninas e mulheres, com atenção especial para os países em desenvolvimento. Destacamos que, nenhum país do globo alcançou a igualdade de gênero e, pior ainda, muitos países estão avançando lentamente ou mesmo retrocedendo. Como a crise pandêmica será crítica para direcionar o desenvolvimento da África para um caminho mais sustentável?

 

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.