AGENDA

Compartilhar

Abes promove no Rio o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

 

As alterações climáticas e a gestão do saneamento, diante da nova realidade enfrentada pelo Brasil e pelo mundo, serão alguns dos temas abordados pelo 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), que será promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) entre 4 e 8 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). A organização do evento espera receber mais de 5.000 participantes, entre estudantes, profissionais do setor, acadêmicos, convidados internacionais, fornecedores e autoridades governamentais na cidade que concentra as atenções do mundo, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos.

Com o tema central “Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento”, o congresso, que é o maior evento do setor na América Latina e acontece juntamente com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), reunirá especialistas e entidades de todo o Brasil para um encontro propositivo, conduta que tem pautado a atuação da Abes em seus 49 anos de existência.

O ciclo de debates é mais do que oportuno, neste momento crucial para o saneamento ambiental brasileiro, que obteve avanços nos últimos anos, mas enfrenta agora uma crise de escassez hídrica em algumas regiões do país. “Esta crise tem que ser vista pelo setor como uma oportunidade. É fundamental que sejam fomentadas políticas públicas integradas, leis convergentes, fortalecimento, valorização e renovação do quadro de órgãos gestores, ambientais e de nossos prestadores de serviços de saneamento. Este é o melhor investimento que pode ser feito. Afinal, saneamento ambiental significa melhoria das condições de vida das pessoas e desenvolvimento”, ressalta Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da Abes. “Temos que participar do debate, provocar a discussão propositiva dos temas do setor, procurar políticos que se engajem, viabilizar investimentos. Muita coisa pode mudar a partir da crise para que o setor de saneamento deixe de ser o primo pobre das áreas de infraestrutura no Brasil. E o Congresso da Abes, como tem sido desde sua primeira edição, tem um papel importante nesse cenário, pois reúne os maiores especialistas do Brasil, convidados de outros países, profissionais técnicos e operacionais e estudantes, a experiência com a energia dos futuros profissionais, enfim, os personagens que trabalham pela melhoria do saneamento em nosso país.”

Além dos painéis, debates, workshops e visitas técnicas de alto nível, o 28º CBESA promoverá eventos do Programa “Jovens Profissionais do Saneamento”, da ABES, integrando estudantes e recém-formados às questões técnicas do setor e do mercado de trabalho.

Em sua 4ª edição, o Campeonato de Operadores, constituído por um conjunto de provas operacionais, visa promover maior participação, interação e valorização desses profissionais que efetivamente fazem acontecer, no dia a dia, as atividades relacionadas aos serviços de saneamento.

Inscrição sustentável

Nesta edição, o CBESA disponibiliza a inscrição sustentável. Quem optar por esta categoria terá desconto e acesso digital ao Programa Oficial, documento usualmente distribuído para consulta, por meio do aplicativo do congresso. A iniciativa atende às diretrizes da Abes para economia de papel e priorização da comunicação digital.

Fitabes

A Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes) é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor, oferecendo conteúdo qualificado e apresentando as inovações e últimas tecnologias para o setor. Trata-se de um excelente ambiente de negócios, integrando e fomentando oportunidades onde existe uma demanda latente. Estarão presentes cerca de 200 marcas expositoras, entre companhias nacionais e internacionais, e a expectativa de público chega a 9.000 visitantes.

SERVIÇO
O quê:
28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes);
Quando: De 4 a 8 de outubro de 2015;
Local: Riocentro;
Endereço: Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ);
Informações e inscrições: Pelo site http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php.

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.