NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Agenda climática e ambiental brasileira é foco de evento em Brasília

Com representantes políticos, evento apresentará diálogo sobre propostas concretas para o fortalecimento da agenda climática e ambiental brasileira

08/03/2023

Compartilhar

Os desafios impostos pela mudança climática demandam ações integradas multinível e multissetorial. O governo federal e suas instituições possuem um papel fundamental na proteção ambiental, tanto em nível doméstico, por meio de políticas públicas de conservação e monitoramento, quanto em nível internacional – por meio da negociação de parcerias e acordos voltados ao enfrentamento dos desafios climáticos e da proteção da biodiversidade. Por outro lado, estados e municípios, assim como a sociedade civil e o setor privado são essenciais para a formulação e execução de políticas de adaptação e mitigação aos eventos climáticos. Diante deste contexto, acontecerá em Brasília, no dia 14 de março, o evento “Caminhos para a integração multinível e multissetorial no avanço da política climática do Brasil”.

O encontro promoverá diálogos sobre propostas concretas para o fortalecimento da agenda climática e ambiental brasileira. As discussões terão como base novas perspectivas de governança que ampliem e fortaleçam a integração entre o governo federal, estadual, setores da sociedade civil e da iniciativa privada. Também serão apresentados alguns caminhos para financiamento das ações climáticas, trazendo exemplos práticos e experiências do setor público, privado e de redes de cooperação e parceiros internacionais para implementação da agenda climática.

Ao longo do dia, atores-chave para a agenda do clima buscarão reafirmar e incentivar a implementação não apenas dos planos e compromissos climáticos assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris e a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), a Política Nacional sobre Mudança do Clima e o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), mas também  os compromissos firmados pelos estados mais especificamente, inclusive a Carta da Abema pelo Clima, Race to zero, Race to Resilience, entre outros.

Estão confirmadas a presença e contribuições de representantes como Marina Silva – Ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Luciana Santos – Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Fávaro – Ministro de Agricultura e Pecuária, Ignácio Ibãnez – Embaixador da União Europeia e Friederike Sabiel – Conselheira para assuntos ambientais na Embaixada da Alemanha. Também participarão das discussões secretários, diretores-presidentes e membros dos órgãos estaduais de meio ambiente, representantes e autoridades do governo federal, organizações da sociedade civil, iniciativa privada, investidores, especialistas e representantes de embaixadas de países parceiros. O encontro será fechado, mas também será transmitido ao vivo para o público-geral pelo canal da Abema no YouTube.

O evento será realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), juntamente com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Plataforma CIPÓ, CDP Latin America, Instituto Ethos, ICLEI, Centro Brasil no Clima (CBC), Under 2 Coalition e a Cooperação Brasil-Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Programação 

9h: Boas-vindas

Mauren Lazaretti – Presidente Abema e Secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso

Teresa Liporace – Diretora de Programas do iCS

 

9h15: Palestra inaugural: Desafios da Crise Climática, integração multinível e multissetorial

Prof. Moacyr Araújo – Coordenador da Rede Clima

Comentários:

André Correia Lago – Embaixador e Secretário de Clima, Meio Ambiente e Energia MRE

Ignácio Ibãnez – Embaixador da UE

Friederike Sabiel – Conselheira para assuntos ambientais na Embaixada da Alemanha

Mediadora: Maiara Folly – Diretora Executiva da Plataforma Cipó

 

10h: O compromisso climático e a governança multinível: tendo em vista os compromissos climáticos internacionais, nacionais e subnacionais, como garantir uma governança multinível, quais as principais oportunidades/instrumentos para o Brasil avançar, potencializando a capilarização e escala das ações.

Inamara Melo – ex-coordenadora da CT Clima da Abema

Edvaldo Nogueira – Presidente da Frente Nacional de Prefeitos- tbc

Marina Silva – Ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima

Luciana Santos – Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Carlos Fávaro – Ministro de Agricultura e Pecuária

Mediadora: Leandra Fatorelli – GIZ

 

11h30: Oportunidades de integração multissetorial e mecanismos para ação climática: as possíveis soluções para o enfrentamento da mudança climática exigem uma coordenação com diferentes setores, inclusive o setor privado e financeiro. Esta mesa busca identificar caminhos para fortalecer a cooperação do governo (principalmente estadual) com atores da sociedade civil, do setor privado e financeiro e parceiros internacionais  para o avanço da agenda climática.

Felipe Nestrovsky – Sócio, diretor de consultoria ESG para empresa da Nint

Aloizio Mercadante – BNDES- tbc

Fábio Feldman – Fundador e Consultor Senior do CBC

Renato Casagrande – Governador do ES e líder do Consórcio Brasil Verde

Rodrigo Perpétuo – Iclei

Caio Magri – Presidente Instituto Ethos

Mediadora: Rebeca Lima – Diretora Executiva | CDP Latin America

 

12h45: Encerramento

 

Por: Abema

Foto: Pixabay

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.