NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONEFERÊNCIA ETHOS

Análise sobre a agenda de meio ambiente é tema recorrente na Conferência Ethos

Por que é indispensável falarmos sobre o meio ambiente?

19/07/2021

Compartilhar

A Conferência Ethos se destaca pela diversidade de temas emergente nos quais lança luz, a fim de dialogarmos sobre possíveis caminhos. Com o tema de meio ambiente não poderia ser diferente, visto a necessária atenção – e ação – que a agenda imprime, sobretudo nos dias atuais. Desta forma, questões como o aquecimento global, florestas, os povos originários, a mitigação de impactos, oceanos, iniciativas coletivas e etc., são pontos e serem observados de perto.

Neste novo formato da Conferência Ethos 2021, com vídeos de curta duração, que contam com a participação de especialistas nos temas, lançados às terças-feiras, se faz possível ter recortes pontuais sobre cada assunto. Além disso, essas analises dialogam diretamente com demais painéis que são exibidos em outras atividades da Coerência Ethos, como os painéis ao vivo, que vão ao ar às quintas-feiras.

Nessa semana teremos, na terça (20) um vídeo sobre a preservação das florestas; e, na quinta-feira (22) uma conversa sobre como as cidades e estados brasileiros estão contribuindo para o aumento da ambição climática. Todo esse conteúdo fica disponível no canal do Ethos no YouTube.

20/07 – 15h – Estratégias para preservar e proteger as florestas

Constantino Aucca Chutas, líder indígena e presidente da Associação de Ecossistemas Andinos, apresenta os desafios de um projeto ambicioso de restauração de florestas endêmicas de altitude média e alta nos Andes Tropicais. Em vídeo, irá falar sobre o envolvimento das comunidades andinas e o futuro das culturas indígenas, de modo a criar condições para que as comunidades também tenham proteção legal contra exploração de madeira, mineração e petróleo. Também será abordada a iniciativa que envolve a restauração, dentro da iniciativa Ação Andina, nos seguintes países: Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile.

22/07 – 15h – Cidades, Estados e o aumento da ambição climática

O diálogo irá abordar, com as entidades subnacionais e terceiro setor, como está o avanço do cumprimento de compromissos estabelecidos no cenário internacional e localmente. Serão analisados exemplos de como as cidades e os estados estão se adaptando e mitigando os efeitos da crise climática. E também, cases como a Declaração do Recife, o Decreto de Emergência Climática, Amazônia Agora, a articulação da ABEMA, entre outros decretos e espaços de diálogo.

Já estão confirmados para essa conversa: Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife; Inamara Mélo, secretária executiva da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE); Leta Vieira, coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil (Governos Locais pela Sustentabilidade); e Luciano Paez, secretário municipal do Clima de Niterói (RJ).

Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.