NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUTICIONAL

Ato Em Defesa da Democracia e da Justiça

O Instituto Ethos defende junto à outras entidades a soberania popular e as eleições livres

12/08/2022

Compartilhar

 

Organizado por entidades da sociedade civil, estiveram presentes ontem, 11 de agosto de 2022 na Faculdade de Direito da USP, representantes da mais ampla diversidade de segmentos da sociedade brasileira, como entidades empresariais, centrais sindicais, movimentos sociais e populares, professores, advogados, juristas e estudantes em defesa da democracia, da justiça e do sistema eleitoral.

Esta ampla mobilização nacional é necessária como resposta aos ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em defesa da democracia e em homenagem aos tribunais superiores, em uma manifestação suprapartidária, foi realizada a leitura da carta “Em defesa da Democracia e da Justiça”, produto da articulação coordenada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com mais de uma centena de entidades.

O manifesto afirma: “Queremos um país próspero, justo e solidário, guiado pelos princípios republicanos expressos na Constituição, à qual todos nos curvarmos, confiantes na vontade superior da democracia.”.

Participamos de um momento histórico da política do Brasil.

Centenas de organizações empresariais, de trabalhadores, de movimentos sociais e populares, das universidades e de estudantes aderiram ao “Manifesto pela Democracia e Justiça”.

Somos mais de 1 milhão de brasileiras e brasileiros assumindo a “Carta aos Brasileiros e Brasileiras” (assine você também!).

Mais do que nunca precisamos nos reconectar com as mobilizações históricas em defesa da democracia e pelo irrestrito repúdio a toda e qualquer forma de violência na política.

Conquistamos confiança mútua durante o processo que nos trouxe até aqui. E não podemos nos dispersar!

Não temos direito de nos dispersar, ainda que em memória de tantos que tombaram enfrentando com a vida o direito de viver em uma democracia.

Manter viva a ampla coalizão que construímos é fundamental para resistir e construir um outro caminho para o Brasil.

O Instituto Ethos defende a soberania popular pelo voto, as eleições livres coordenadas pelo TSE e a promulgação dos resultados das urnas das eleições 2022.

Confira no canal do Instituto Ethos do  YouTube  e no LinkedIn a leitura da carta “Em Defesa da Democracia e da Justiça” realizada no ato de 11 de agosto.

Foto: Nelson Almeida/AFP

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.