NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Atuação ambiental do Instituto Ethos ganha destaque no mês dedicado ao meio ambiente

Fique por dentro das atividades de junho relacionadas à essa agenda

02/06/2023

Compartilhar

O Instituto Ethos está preparado para realizar uma série de atividades ao longo do mês de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o objetivo de sensibilizar sobre questões ambientais urgentes, o Ethos busca somar esforços com entidades parceiras na difusão de informações e iniciativas que promovam a conscientização, não apenas nas empresas, mas em toda a sociedade. As ações destacarão a importância de lidar com as mudanças climáticas, promover a sustentabilidade, combater o ritmo acelerado da poluição e os gases de efeito estufa (GEE) e compreender os impactos das mudanças climáticas no setor privado. 

Para dar início às atividades do mês, o Instituto Ethos se unirá à Clima Tempo para realizar uma live ao vivo no Instagram dia 5 de junho, às 14h. A atividade contará com a participação de Marina Esteves, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos, discutindo mudanças climáticas, sustentabilidade, poluição e o papel do setor privado no combate a essas questões. 

No dia 7 de junho, como parte do programa organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA), ocorrerá o II Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis. O evento, que acontecerá presencialmente no Rio Grande do Sul, contará com a participação de Marina Esteves que, às 8h, abrirá o segundo dia de atividades com o painel “Ações Socioambientais: pensando globalmente, agindo localmente”. 

No decorrer do mês, acontecerá a Virada Parlamentar Sustentável, uma manifestação de mais de 30 instituições compostas por cidadãos e cidadãs brasileiras, com o objetivo de construir e qualificar políticas duradouras que levem o país à liderança climática global. A partir do dia 5, a iniciativa estará presente no dia a dia do Congresso, discutindo assuntos relacionados ao avanço da sustentabilidade no Brasil. No dia 14 de junho, Marina Esteves participará da mesa de debates sobre as propostas para uma Reforma Tributária 3S: Solidária, Saudável e Sustentável. A atividade será realizada no auditório Nereu Ramos no Congresso Nacional, das 14h às 18h. 

O Instituto Ethos participará também da Virada ODS, evento que busca ampliar a conscientização e o engajamento cívico em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. No dia 17, às 12h30 a convite da Liga Solidária, o Instituto Ethos, juntamente com o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) e Instituto Cidade Sustentáveis, participará da atividade “Agenda ESG e os ODS”, debatendo o papel das empresas e da sociedade civil organizada na promoção e implementação de práticas sustentáveis, bem como os desafios contemporâneos. Será discutido como os indicadores ESG podem traduzir os ODS no cotidiano das organizações e quais são os limites de implementação de ambos no âmbito da Gestão Pública Municipal. 

E para encerrar o mês, no dia 20 durante a Conferência Ethos 360º no Rio de Janeiro, a o setor ambiental do Ethos estará presente com quatro atividades de grande relevância. A primeira atividade abordará a proposta da Reforma Tributária 3S: Sustentável, Solidária e Saudável, lançada por organizações da sociedade civil como alternativa à proposta inicialmente apresentada no Congresso Nacional. O Instituto Ethos convida os participantes a debaterem sobre as novas propostas da reforma, destacando seu impacto nas empresas, na sociedade e as novas responsabilidades empresariais decorrentes do novo formato de tributação nacional. A segunda atividade abordará as Soluções Baseadas na Natureza, explorando seu conceito e sua relação com a ciência climática, além de apresentar exemplos criativos de implementação dessas soluções no contexto empresarial brasileiro. As outras duas atividades são um oferecimento da Conferência Brasileira de Mudança de Clima (CBMC) e abordarão os impactos dos eventos climáticos extremos, ressaltando a conexão entre a agenda de clima e meio ambiente com a discussão sobre direitos humanos. Serão discutidos os efeitos nocivos desses eventos e a importância de promover a justiça socioambiental, a igualdade no acesso a políticas públicas e o bem-estar social 

Além disso, o Instituto Ethos tem o prazer de anunciar o relançamento do livro “Governança Climática no Brasil: Contexto e Desafios dos Conselhos de Administração”. Lançado durante o 23º Congresso IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), no ano passado, o livro reúne artigos assinados por organizações e profissionais líderes no estudo e promoção da sustentabilidade no Brasil, com experiência e conhecimento sobre questões ambientais, sociais e de governança. O capítulo “Responsabilidade Social Empresarial: a agenda socioambiental”, de autoria do Instituto Ethos, foi incluso nessa obra, que agora ganha uma nova versão, traduzida para o inglês. É motivo de grande orgulho ver essa importante publicação expandindo seu alcance e levando conhecimentos sobre sustentabilidade e governança ambiental, social e corporativa a um público ainda mais amplo. 

Ainda neste ano, acontecerá a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) em duas edições: online, em 23 de agosto, e presencial nos dias 5 e 6 de outubro, em Natal. Em um contexto inovador para 2023, com a possibilidade de retomada do Brasil de seu papel como protagonista na promoção e enfrentamento dessa agenda em nível internacional A CBMC se coloca como um movimento de conexão, promoção de boas práticas, construção de conhecimento e diálogo, buscando ações efetivas no combate à crise climática. 

Como parte desse movimento, a Agence Française de Développement (AFD), entidade francesa que financia, acompanha e acelera transições rumo a um mundo mais justo e sustentável, estará financiando um projeto colaborativo voltado para o desenvolvimento de instrumentos e práticas que visem à proteção dos direitos de acesso à informação, participação e justiça social para defensores ambientais atuantes na Amazônia brasileira, entre 2023 e 2025. O Instituto Ethos foi contemplado para integrar atividades conjuntas desse projeto, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre a experiência dos defensores ambientais na região amazônica e propor normativas públicas e privadas que incentivem sua atuação de forma segura e respeitosa nos territórios. 

Com essas ações e parcerias, além de outras como os Grupos de Trabalho, Rodas de Diálogo e o Fórum Amazônia Sustentável, o Instituto Ethos reafirma seu compromisso com a promoção da sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, buscando a construção de um futuro mais justo e equilibrado para todos. 

Por: Kylanne Bitencourt

Foto: Freepik

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.