NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Basf leva Indicadores Ethos para sua cadeia de valor

02/05/2013

Compartilhar

“Os riscos são mais bem gerenciados se a empresa opta por trabalhar com fornecedores que adotam uma gestão sustentável”, diz Flavia Tozatto, gerente de Sustentabilidade da Basf.

Depois de anos adotando os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial para avaliar sua gestão na perspectiva da sustentabilidade, em 2010 a Basf passou a disseminar o uso dessa ferramenta em sua cadeia de valor. Por meio do Prêmio BASF de Excelência (PBE), a empresa passou a reconhecer seus parceiros em diversas categorias: Gestão; Inovação; Retorno Financeiro; e Responsabilidade Social Empresarial (RSE). E a forma encontrada para auxiliá-los na avaliação foi o preenchimento dos Indicadores Ethos pelos mais de 100 participantes.

Diversos encontros e workshops foram organizados para falar sobre RSE para esses parceiros, com o propósito de conscientizar as pequenas e médias empresas participantes sobre a importância de se adotar uma gestão sustentável do negócio, em vez de se limitar à prática de filantropia.

“Esses encontros tiveram o objetivo de destacar que a sustentabilidade faz parte do negócio que cada um desenvolve e demonstrar como as atividades que cada um desempenha podem impactar o meio ambiente e a sociedade”, informa Flavia Tozatto, gerente de Sustentabilidade da Basf. “Essas empresas também passaram a se sentir mais seguras de sua capacidade e acabaram abrindo caminhos para novos negócios”, acrescenta.

Para uma grande empresa como a Basf, ter fornecedores que adotaram uma gestão sustentável é uma grande vantagem. “Isso diminui os riscos em diversas áreas, como a financeira, a social e a ambiental”, afirma Flavia Tozatto.

A Basf também acredita que o uso dos Indicadores Ethos é uma ótima forma de compreender o que a sociedade espera de sua gestão. O resultado obtido pela própria empresa no questionário é analisado pelo seu Comitê de Sustentabilidade e comparado às expectativas de outros stakeholders. Essas informações são utilizadas para desenhar as estratégias de curto, médio e longo prazo da organização.

“A ferramenta traduz claramente o que a sociedade espera da nossa empresa”, diz a gerente de Sustentabilidade da Basf. “Sempre recorremos a ela quando queremos saber as expectativas desse público.”

Sua empresa também pode aplicar os Indicadores Ethos para avaliar sua gestão em relação à responsabilidade social e à sustentabilidade.

O questionário da versão atual (2012) deve ser respondido até 14 de junho de 2013.

Para acessar os Indicadores Ethos, clique aqui.

Por Giselle Paulino, para o Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.