NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Candidatos à Prefeitura de Natal (RN) assinam compromissos por legado da Copa

30/08/2012

Compartilhar

Os termos foram apresentados durante o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?”, que se realizou na cidade em 29/8.

Todos os candidatos à Prefeitura de Natal (RN) assinaram os compromissos que preveem transparência nas contas da Copa do Mundo de 2014 (Natal é uma das cidades-sede), incentivo à prática do esporte como atividade socioeducativa e metas de sustentabilidade na cidade. Os termos foram apresentados nesta quarta-feira (29/8), durante o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?”, que se realizou na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte, uma iniciativa da Atletas pela Cidadania, do Instituto Ethos, por meio do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, por meio do Programa Cidades Sustentáveis.

Participaram do encontro os candidatos Carlos Eduardo (PDT), Professor Robério (Psol) e Fernando Mineiro (PT). Os candidatos Hermanos Morais (PMDB) e Rogério Marinho (PSDB) foram representados pelos candidatos a vice-prefeito em suas chapas, os quais levaram os documentos já assinados.

Além das três instituições realizadoras, a iniciativa contou com a participação das seguintes organizações: OAB-RN, Comissão Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI), Comitê Popular Copa 2014 e Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa (Apac).

Em seus discursos, os representantes das organizações foram unânimes ao destacar a importância da transparência e do controle social na gestão dos megaeventos esportivos que se realizarão no Brasil, como a Copa de 2014. Também fizeram questão de criticar o modo como as desapropriações vêm sendo conduzidas na cidade para abrigar as obras previstas para os jogos do mundial.

“Não aceitamos que a população, que sempre foi excluída, seja desalojada de suas casas. E a responsabilidade por isso será do futuro prefeito”, alertou Marcos Reinaldo, da Apac. Daniela Rodrigues, do Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), concordou: “Pessoas estão sendo afetadas diretamente por projetos megalomaníacos. Há indícios claros de violação dos direitos humanos”. O promotor Luiz Lopes, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, completou: “Precisamos discutir melhor as políticas de desapropriação. Esta é a mais desumana das orientações jurídicas”.

 

Após a fala dos parceiros locais, os candidatos puderam conhecer os compromissos propostos. Felipe Saboya, coordenador nacional do Projeto Jogos Limpos, apresentou o Pacto pela Transparência Municipal. Ida Álvares, ex-jogadora de vôlei e diretora da Atletas pela Cidadania, falou sobre o Termo de Compromisso Cidades do Esporte. E Maurício Broinizi, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e da secretaria executiva da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, detalhou o Programa Cidades Sustentáveis.

Ao final do encontro os candidatos fizeram a assinatura dos termos e apresentaram suas propostas para aprimorar os processos de transparência e de controle social e incentivar a prática esportiva nas escolas.

O evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?”, que está sendo promovido em todas as cidades-sede da Copa de 2014 que terão eleições municipais este ano, já se realizou em Manaus (AM), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e, agora, em Natal (RN). E passará ainda por Belo Horizonte (MG), no dia 31/8, Fortaleza (CE), no dia 3/9, Salvador (BA), no dia 5/9, e Curitiba (PR), no dia 11/9.

Por Luanda Nera, da Rede Nossa São Paulo

Crédito da Foto: Emanuel Amaral/Tribuna do Norte

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.