AGENDA

Compartilhar

Cidades sustentáveis e eleições são tema de mesa de diálogo no FST

O Programa Cidades Sustentáveis e seus idealizadores – Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis e Instituto Ethos –, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizam, em 24 de janeiro de 2014, a Mesa de Diálogo “Cidades Sustentáveis e as Eleições de 2014”. O evento integra a programação do Fórum Social Temático (FST) “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”, que será realizado em Porto Alegre (RS), de 23 a 26 de janeiro.

Os presidentes de partidos políticos foram convidados a se posicionar em relação ao tema. Na oportunidade, os representantes dos partidos serão convidados também a assumir compromissos com uma agenda de sustentabilidade para as eleições de 2014 e a se posicionar em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Plano de Metas, que tramita na Câmara dos Deputados (ver histórico dessa PEC).

Até agora, confirmaram presença: Luiz Paulo Vellozo Lucas, ex-deputado federal, ex-prefeito de Vitória (ES) e diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Teotônio Vilela, pelo PSDB; Carlos Eduardo Vieira da Cunha, vice-presidente nacional do PDT e deputado federal; e Onyx Lorenzoni, deputado federal pelo DEM.

O jornalista Milton Jung, âncora da Rádio CBN, mediará a mesa de diálogo que, em sua abertura, contará com as boas-vindas dos representantes das organizações realizadoras do encontro: Oded Grajew, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo; e Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos. Logo no início dos trabalhos, o jornalista André Trigueiro, âncora do programa Cidades e Soluções da Globo News, fará uma explanação sobre o tema.

Durante o evento será lançado o Guia de Uso do Sistema de Indicadores para a Construção de Observatórios, elaborado pela equipe do Programa Cidades Sustentáveis para auxiliar as prefeituras signatárias do programa. A proposta dessa publicação é mostrar, numa linguagem objetiva e direta, a importância dos indicadores para a administração municipal, assim como para a fiscalização e controle social das políticas públicas, além de servir de fonte de informação e conhecimento da realidade local. Com esse objetivo, o guia apresenta um passo a passo para a inclusão dos indicadores num sistema de tecnologia que propicia a inserção de informações de dados abertos e de fácil acesso, abrindo, assim, a possibilidade para a criação e implantação de Observatórios Municipais.

Também durante o encontro será lançado o Prêmio Cidades Sustentáveis.

Ainda ao longo do Fórum Social Temático, serão realizadas duas oficinas de indicadores com os signatários do Programa Cidades Sustentáveis e integrantes da Rede Social Brasileira, além de uma reunião do Colegiado da Rede. As vagas para as oficinas são limitadas.

Participação na Mesa de Dálogo

A presença na Mesa de Diálogo “Cidades Sustentáveis e as Eleições de 2014” deve ser confirmada até o dia 15 de janeiro, com Zuleica Goulart, coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, pelo e-mail [email protected]. Também com Zuleica podem ser obtidas mais informações sobre as duas oficinas, tanto pelo e-mail citado anteriormente como pelos telefones (11) 3894-2400 e (11) 99457-6085.

Fórum Social Temático

O Fórum Social Temático é um evento que ocorre dentro dos processos de articulação e mobilização do Fórum Social Mundial (FSM). Tem caráter internacional e se dedica a aprofundar o debate e reflexão sobre algumas lutas políticas e sociais de interesse das organizações e movimentos sociais. É um espaço para formulação de propostas, troca de experiências e convergências de todas as organizações e movimentos, sendo aberto para o aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção de um “outro mundo possível”.

SERVIÇO
O quê: Mesa de Diálogo “Cidades Sustentáveis e as eleições de 2014”;
Quando: 24 de janeiro, das 14h00 às 18h00;
Local: Auditório Dante Baroni, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul;
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre (RS);
Inscrições: Pelo e-mail [email protected], até 15 de janeiro de 2014.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.