NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Ciência em debate no terceiro dia da Conferência Ethos

Programação dessa quinta-feira também dialogará sobre diversidade, renda, mudança climática e racismo ambiental

15/07/2020

Compartilhar

Na próxima quinta-feira, 16 de julho, acontece o terceiro dia de diálogos da Conferência Ethos 2020, virtual e totalmente gratuita. A cada semana, os temas das atividades trazem a opinião de especialistas, nacionais e internacionais, sobre questões atuais, sempre a partir das 15 horas, no canal do Ethos no YouTube.

Nesta semana, o diálogo: “Ciência – sairemos da pandemia com uma ciência reforçada?” vai falar sobre o desafio imposto à ciência brasileira pelo avanço da pandemia. Um dos pontos a ser abordado é sobre o que apontou o 6º boletim da iniciativa “Covid-19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade”, realizado pela Rede de Políticas Públicas & Sociedade, ao avaliar que o governo federal não investe corretamente em pesquisa para enfrentamento à Covid-19.

Glauco Arbix, coordenador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados da USP, que participa do grupo de pesquisadores da Rede de Políticas Públicas & Sociedade, será um dos participantes dessa conversa que contará ainda com Cristiana Toscano, única brasileira entre o grupo de 15 especialistas que estão acompanhando as pesquisas para a vacina contra o coronavírus e Ester Sabino, que desenvolveu o genoma da Covid-19.

Os palestrantes vão debater a respeito de como o contexto reforçou a importância de uma comunidade científica bem preparada, com infraestrutura adequada para os laboratórios e investigações, além de estar inserida em uma rede internacional de cooperação.

Esta é apenas uma das atividades. Conheça os temas das demais lives do dia na programação completa desta quinta-feira:

15h – Conversa com Vanessa Nakate – mudanças climáticas e o futuro da África

As ativistas ambientais Vanessa Nakate, de Uganda, e Paloma Costa, de Brasília, vão conversar com Marina Esteves, estagiária de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, sobre a luta para chamar a atenção da comunidade global para os efeitos da mudança climática e do desmatamento.

 16h20 – Ciência – sairemos da pandemia com uma ciência reforçada?     

Como já destacado no início do texto, teremos duas brasileiras de destaque no contexto da ciência analisando se o atual cenário, de pandemia, será capaz de induzir mudanças nas instituições e no fomento à pesquisa no Brasil. O diálogo será moderado por Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

17h30 – O vetor diversidade na superação de crises          

Vamos dialogar com empresas reconhecidas no Guia Exame de Diversidade 2020 sobre os avanços e medidas que têm tomado para a promoção da diversidade e inclusão. Lilian Rauld, Head de Diversidade & Inclusão na Sodexo On-Site e Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, irão contar para Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos, as ações de diversidade adotadas nas empresas em que atuam e comentar os principais resultados dessa edição, além de abordar o quanto os vetores diversidade e inclusão constituem estratégias para gestão e superação de crises.

 18h20 – Mudanças climáticas e a questão racial     

Reflexão sobre as convergências, correlações e contribuições entre o movimento climático e o movimento antirracista. O diálogo abordará como a violência estrutural forma um dos aspectos da crise climática e como a crise climática dá consistência às desigualdades e vulnerabilidade de comunidades, que, apesar de menos contribuírem para o aquecimento global e mudanças do clima, tornam-se as mais vulneráveis, como a própria pandemia e outros desastres têm demonstrado. Elizabeth Yeampierre, advogada porto-riquenha, líder em justiça ambiental, diretora executiva da UPROSE, organização comunitária latina mais antiga do Brooklyn, e membro do Conselho Consultivo Nacional de Ciências da Saúde Ambiental; e, Melania Canales Silvestre Poma, presidenta da Organização Nacional das Mulheres Indígenas e Amazônicas do Peru (ONAMIAP), vão conversar com Flavia Resende, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos.

19h30 – O avanço do debate sobre renda básica e a guinada do bem-estar

Diálogo sobre a ampliação do debate sobre a renda básica universal e os mecanismos para torná-la parte central dos pacotes de estímulo fiscal que os países estão planejando como resposta ao choque da pandemia. Leandro Teodoro Ferreira, pesquisador de programas de transferência de renda em seus aspectos institucionais, formas de difusão e transformações atuais e presidente da Rede Brasileira de Renda Básica; e José Antônio Moroni, membro do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), irão analisar sobre como defender a implantação da renda mínima e seus efeitos para o bem-estar e para o mercado, com a moderação de Elisa de Araújo, assessora de Advocacy nacional da Conectas Direitos Humanos e militante da Coalizão Negra por Direitos e do Movimento Mulheres Negras Decidem.

A Conferência Ethos acontece todas as quintas-feiras, a partir das 15 horas, no canal do Ethos no YouTube. Inscreva-se e ative as notificações para não perder nada!

Saiba mais sobre a programação e convidados em: www.conferenciaethos.org/

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.