NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Cisternas, varejo, grilagem e democracia no 11º dia da Conferência Ethos

Programação irá antecipar live Democracia Vive!, que acontece neste domingo, 13

09/09/2020

Compartilhar

Já é uma característica da Conferência Ethos o amplo leque de temas que são tratados semanalmente. Para o mix de assuntos dessa semana teremos os enfrentamentos no semiárido, quanto a construção de cisternas; soluções mais sustentáveis para o varejo no pós-pandemia; grilagem na Amazônia; e, uma prévia da grande live que será realizada no próximo domingo, dia 13 de setembro, a partir da iniciativa Brasil pela Democracia. Todas as lives acontecem no dia 10 de setembro, a partir das 15 horas, no canal do Ethos no YouTube.

Confira a programação desta quinta-feira, 10 de setembro:

15h – A crise da tecnologia social mais eficaz contra a seca no semiárido: as cisternas

 O objetivo do painel é abordar o impacto da redução da destinação do orçamento da LOA (Lei Orçamentária Anual) para o programa de cisternas e suas consequências para as famílias do semiárido, para os municípios e para o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Alexandre Henrique Bezerra Pires, coordenador do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, coordenador executivo da ASA e presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas; Fátima Bezerra, governadora do estado do Rio Grande do Norte; Valda Aroucha, fundadora e técnica da Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA); e, Scarlett Rodrigues, analista de Projetos do Instituto Ethos, irão conversar sobre como a redução da construção de cisternas pode representar um agravamento para a crise hídrica, um freio para a economia e a demanda do Nordeste brasileiro, implicando em grande risco para a região, sobretudo aproximando a marca da fome à realidade da região no século XXI, com o agravante da recessão atual e do avanço das mudanças climáticas.

16h10 – O varejo mais digitalizado: as transformações pós-pandemia e as soluções mais sustentáveis

 O objetivo do painel é abordar as transformações que a pandemia implicou para o varejo brasileiro, para a cadeia logística e para o canal digital, visto que o Brasil é reconhecido como o principal mercado de comércio eletrônico da América Latina. Também queremos aprofundar o diálogo sobre como as organizações estão reimaginando suas estratégias multicanais e digitais, criando condições para entender comportamentos emergentes. 

Marina Ferro, gerente-executiva do Instituto Ethos, irá dialogar com Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil e com Renato Ribeiro, diretor de Supply Chain na Leroy Merlin.

17h20 – Grilagem na Amazônia: um olhar do território sobre o roubo de terras públicas

 Ana Carolina Amaral, jornalista da Folha de S.Paulo, irá conversar com Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), e com Paulo Moutinho, pesquisador sênior e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

 O objetivo do painel é discutir as principais características dos esquemas de grilagem e as alternativas políticas que estimulam a corrida para apropriação de terra pública visando lucro com a titulação. Soluções para o passivo fundiário que existe na Amazônia também serão analisadas, visto que é comum encontrar produtores que ocupam e produzem na terra há muitos anos sem terem recebido títulos de terra, mesmo cumprindo os requisitos legais para regularização dessas posses.

 19h30 – Brasil pela democracia – um diálogo sobre as guinadas na democracia e no liberalismo

 O painel vai apresentar ao público da Conferência Ethos o movimento Brasil pela Democracia e pela Vida e convidar o público do evento a conhecer e acompanhar a programação da Live Democracia Vive!, que vai acontecer no dia 13 de setembro.

João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical, e Laura Greenhalgh, jornalista e membro da Comissão Arns, vão bater um papo com Pedro Kelson, coordenador de articulação da sociedade civil no Pacto pela Democracia, a respeito das expectativas para o evento.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.