NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Empresas de Limpeza Urbana se unem para criação de Pacto Setorial de Integridade

09/12/2019

Compartilhar

Com o apoio da Rede Brasil, documento visa fortalecer governança das empresas e proteger o setor de casos de corrupção

Os maiores grupos empresariais de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos Sólidos do país e as principais entidades que representam o setor se uniram para a criação do primeiro Pacto Setorial de Integridade, que visa fortalecer as práticas de governança corporativa e proteger o segmento de condutas indevidas, seja em práticas internas ou na celebração e execução de contratos com o poder público. A iniciativa é feita em conjunto com a Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto Ethos. O lançamento oficial aconteceu no dia 4 de dezembro, na Pinacoteca de São Paulo, em solenidade para representantes das empresas, entidades e autoridades.

Neste primeiro momento, são 9 empresas signatárias, que representam mais de 50% do mercado nacional. Elas atuam em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB), a Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE), a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (ABLP) e a Associação Brasileira de Gerenciamento de Resíduos (ABRAGER). Em curto prazo, porém, há a expectativa de mais adesões, principalmente de empresas de pequeno e médio porte.

O pacto estabelece um código de conduta para as empresas, além de algumas regras e princípios, buscando prevenir situações em que haja conflito de interesses. São regras que versam sobre, por exemplo, patrocínios de eventos e campanhas, presentes, hospedagens e até contatos feitos entre representantes de empresas e agentes públicos. O documento também prevê regras de transparência, obrigando que todos os processos sejam bem documentados e de fácil acesso, principalmente modificações contratuais entre empresas e contratantes. “O objetivo é fazer com que todas as empresas tenham uma estrutura mínima de governança. No caso das empresas menores, que ainda não possuem departamento de compliance, o pacto visa preencher esta lacuna”, comenta o diretor de Relações Institucionais do SELURB, Carlos Rossin.

No primeiro semestre deste ano, como prévia, o Instituto Ethos e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU já haviam produzido uma cartilha para orientar colaboradores das empresas do setor sobre como lidar com solicitações indevidas de contratante e fiscais, que poderiam tornar as empresas vulneráveis a práticas ilegais. Acesse aqui o documento.

De acordo com o Basel Institute on Governance, no mundo existem cerca de 120 iniciativas parecidas com o pacto setorial. No Brasil, já há três casos desenvolvidos anteriormente, nos setores de Saúde, Esporte e Construção Civil. No caso da limpeza urbana, o planejamento de ação coletiva considera as características do setor, como os métodos de contratação por parte das prefeituras, órgãos responsáveis, taxa de inadimplência e obtenção de licença para operação.

Para Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, empresas de outros setores também deveriam se inspirar nesta iniciativa: “5% do PIB global é perdido por causa da corrupção. Mais setores produtivos deverim se engajar na luta pela integridade, e a Rede Brasil está aberta para acolher e incentivar pactos por uma atuação mais justa e transparente por parte das empresas”, afirma.

O evento de lançamento do Pacto Setorial de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes é uma realização da Rede Brasil do Pacto Global com o Instituto Ethos, e viabilizado por Solví, Corpus, Terracom, CS Brasil, Loga, Vital, Estre e Veolia. A iniciativa tem o apoio institucional de Selur e Selurb, Abrelpe, ABLP, ABRAGER e Abetre.

A iniciativa contou com a presença do ex-ministro da CGU, Luiz Navarro, que ressaltou a importância de pactos setoriais para a autorregulação das empresas, o que faz com que esta forma de combate à corrupção seja internacionalmente reconhecida: “A experiência internacional mostra que os pactos setoriais são uma forma de avançar no combate à corrupção, porque não é possível avançar sozinho”.

Por: Pacto Global

Fotos: Felipe Abreu

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.