NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Como enfrentar os desafios preexistentes que foram potencializados pela pandemia?

18/08/2020

Compartilhar

Agenda ambiental e de direitos humanos na região amazônica estará sob análise na próxima quinta-feira (20)

A pandemia do coronavírus nos colocou diante de muitos desafios, mas seria um engano pensar que se tratam apenas de novas questões. Muito do que foi evidenciado e potencializado pela Covid-19 já coexistia, como os desafios que a região amazônica enfrenta há tempos.

Desenvolvimento sustentável, proteção da floresta em pé e as necessidades dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses, caiçaras, raizeiras, quebradeiras-de-coco, entre outros, são algumas questões que a pandemia tornou ainda mais urgentes, mas que já eram pautas a serem tratadas, seja na agenda do meio ambiente, dos direitos humanos, ou ainda na transversalidade na qual esses temas se encontram.

Para dialogar sobre essas questões, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), realiza mais uma atividade dentro da programação da Conferência Ethos 2020. O bate-papo, ao vivo, acontece nesta quinta-feira, 20 de agosto, a partir  das 18h30, no canal do Ethos no YouTube.

O painel “Desigualdades regionais e o lugar da Amazônia no processo de recuperação verde pós-pandemia” irá contar com a participação de Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental (ISA); Angela Mendes, ativista socioambiental e coordenadora do Comitê Chico Mendes; Caetano Scannavino, coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria; Julio Barbosa Aquino, ambientalista e presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); e Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Como disputar a construção de um futuro pós-pandemia que enfoque a Amazônia como um espaço de diversidades, de cosmologias e de realidades de produção sustentável fundamental para o país? Essa é a questão que estará em análise, sendo levado em consideração que tais pontos são possíveis caminhos para a saída da crise atual, perpassando pela proteção dos territórios e pela participação nas decisões que dizem respeito aos direitos e modos de vida dos povos amazônicos.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.