NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Como o desmatamento prejudica as relações do Brasil com a União Europeia?

Questão climática é um dos temas do 14º dia de Conferência Ethos 2020

30/09/2020

Compartilhar

Nessa semana, completaremos 65 painéis da Conferência Ethos 2020 em quase 3 meses de evento virtual e gratuito, que teve início em 2 de julho, com transmissão semanal, às quintas-feiras, a partir das 15 horas, no canal do Ethos no YouTube.

Acompanhe a programação desta quinta-feira, 1 de outubro:

15h – Tributação progressiva e o combate às desigualdades – razões econômicas e alternativas para um mercado mais dinâmico

Esse painel irá discutir o papel da tributação para redução direta da desigualdade, para mobilidade social, crescimento econômico e para o dinamismo do mercado. O painel também ajudará a esclarecer os impactos econômicos e políticos da concentração da riqueza.

Para falar sobre o tema, contaremos com: Celia Kerstenetzky, professora titular do Instituto de Economia da UFRJ; Ursula Dias Peres, professora doutora da EACH/USP nos cursos de graduação e mestrado de Gestão de Políticas Públicas e do programa de mestrado em Mudança Social e Participação Política; e, Marina Ferro, gerente executiva do Instituto Ethos

16h50 – Desocupação juvenil e o legado da pandemia – a dificuldade de ser jovem no Brasil

 O terceiro encontro da série de diálogos com jovens sobre a pandemia e a recessão da economia no Brasil, terá a participação de: Frei David Raimundo dos Santos, presidente da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro);  Livia de Tommasi, professora do Bacharelado em Políticas Públicas e do programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC; Mirtes Santos, quilombola do Espírito Santo (ES), idealizadora, fundadora e diretora executiva do Pretaria BlackBooks & Blackids; e, Scarlett Rodrigues, analista de Projetos do Instituto Ethos.

18h20 – Acordo UE – Mercosul – por que o Brasil precisa de medidas concretas contra o desmatamento?

 Para responder a essa e outras questões, teremos: Carlos Rittl, ambientalista, pesquisador e membro sênior do Instituto for Advanced Sustainability Studies (IASS); Cornelis van Rij, embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil; e, Perrine Fournier, promotora de floresta e comércio da Fern.

O objetivo do painel é dialogar sobre as correlações entre o debate no âmbito da União Europeia sobre o Green Deal, as negociações com o Mercosul e o cenário de urgência climática global.

19h30 – O acesso universal à informação e o avanço de sociedades de conhecimento inclusivas

O objetivo do painel é promover o diálogo sobre as correlações entre a transformação digital, acesso e avanços da ciência, cooperação internacional e modos de enfrentamento às desigualdades.

Julia Rocha, coordenadora interina do programa de Acesso à Informação da ARTIGO 19 irá conversar com Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos.

 Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.