NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Compliance no setor de energia é analisado na Conferência Ethos

Direitos Humanos e meio ambiente também são avaliados durante os diálogos

22/11/2021

Compartilhar

A penúltima semana de novembro permanece recheada de atividades na Conferência Ethos. Os assuntos serão muitos, indo de Compliance no setor de energia, até a agenda de direitos humanos, meio ambiente e gestão sustentável.

Transmitir conhecimento a partir de uma visão 360º é uma característica da Conferência Ethos, local onde assuntos complexos são esmiuçados de maneira didática, por especialistas que levam os temas a sério. Confira abaixo a programação da semana que irá ao ar no canal do Instituto Ethos no YouTube.

23/11 – 15h: ICTS Protiviti oferece: Riscos, Compliance e Materialidade – GRC e ESG estão falando a mesma língua?

Nesta atividade Jefferson Kiyohara, diretor de Compliance e Sustentabilidade da ICTS Protiviti, trará uma reflexão sobre a necessidade de conexão das práticas GRC e ESG das organizações, explorando também os pontos em comum da matriz de materialidade e da matriz de riscos.

Participante:

Jefferson Kiyohara, diretor de Compliance e Sustentabilidade da ICTS Protiviti

23/11 – 17h: Hydro oferece: Direitos Humanos – olhar para a cadeia de valor

A promoção dos direitos humanos na cadeia de valor deve ser fundamental na condução de atividades produtivas e de empresas.

Neste talk, Fádwa Andrade, da Hydro, conta um pouco de porque os direitos humanos são tão importantes para proteger as comunidades, os territórios e também os ganhos com esta abordagem, a partir da perspectiva empresarial.

O due dilligence, o desenvolvimento de um masterplan e o desdobramento de ações focadas em direitos humanos na cadeia de valor são parte de um plano múltiplo e abrangente na condução de operações social e ambientalmente responsáveis.

Participante:

Fádwa Andrade, gerente-geral de sustentabilidade da Hydro

25/11 – 15h: Braskem oferece: Extração do sal-gema em Maceió – impactos, ações e aprendizados              

O objetivo do painel é promover um diálogo sobre o caso dos impactos causados pela extração de sal-gema pela Braskem em Maceió – AL, quais ações estão sendo tomadas e quais os aprendizados. No início de 2018, os bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange, da cidade de Maceió – AL, registraram rachaduras em construções e afundamentos nas vias públicas. Em março daquele ano, houve um tremor de terra de 2,4 graus na escala Richter. Através de estudos geológicos, uma das causas desses acontecimentos foi identificada como um reflexo da extração do sal-gema em 15 dos 35 poços existentes, insumo usado para a produção de PVC, em que a Braskem operou por mais de 40 anos, na região. Em maio de 2019, a extração do sal-gema foi interrompida totalmente. Como esses danos aconteceram e quais suas consequências para a cidade? Quais ações estão sendo tomadas para a reparação dos danos sociais, econômicos e ambientais? Quais são os aprendizados da empresa?

Participantes:

Marcelo Arantes, Vice Presidente Global de Pessoas, Marketing, Comunicação Corporativa e Relação com a Imprensa da Braskem

Ricardo Young, Presidente do Conselho Deliberativo do Ethos

Dr. Jorge José Tavares Dória, promotor de justiça, Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL)

Mediação: Marina Ferro, Instituto Ethos

25/11 – 17h: Equinor oferece: Compliance no setor de Energia

Esse painel tem o objetivo de promover um diálogo sobre os desafios da agenda de integridade e do compliance no setor de Energia. O setor de energia foi fortemente impactado após a Lei anticorrupção, em especial, em decorrência da Operação Lava-Jato. A regulamentação do setor é bastante alta e existem muitos aprendizados que podem servir de exemplo e apoiar os demais setores.  Entretanto, apesar das empresas terem avançado na implementação e aprimoramento de programas de integridade e compliance, ainda encontram desafios na dinâmica de relação entre os atores da cadeia.

Em uma pesquisa sobre a Maturidade do Compliance, realizada em 2021 pela empresa de auditoria e consultoria KPMG, os Mercados Industriais, que contemplam Manufatura Industrial, Farmacêuticas, Energia e Recursos Naturais, tiveram os melhores resultados referentes a um processo auto declaratório, superando todos os demais segmentos. Outro ponto que atesta a preocupação do setor com a ética e integridade é o número de organizações certificadas com o Selo Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria Geral da União às organizações. De 26 empresas que conquistaram a certificação, em 2019, seis delas são empresas do setor.

Desde 2018 também existe o Pacto de Integridade da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que conta com uma série de diretrizes que visam apoiar o setor pela relação de negócios mais transparentes, íntegros e sustentáveis. Em que estágio do Compliance o setor se encontra? As empresas ainda estão focadas na agenda de conformidade ou há um avanço na perspectiva de integridade? Existem vários desafios para conseguir caminhar com essa agenda, quais são os principais? Como as empresas do setor tem se apoiado nas ferramentas fornecidas pelos programas de integridade, para a promoção de negócios mais íntegros? Quais são as perspectivas de futuro para o setor?

Participantes:

Paula Oda, coordenadora de projetos de Integridade em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos (moderação)

Alessandro Ferreira, diretor de Conformidade da Equinor

Ruan Santos, gerente de Ética e Conformidade da Shell para a América Latina

Patricia Marques, diretora Jurídica Regional e Consultora Jurídica de Conformidade na América Latina da TechnipFMC

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.