NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos 360º aborda diversas agendas na primeira semana de setembro

Reciclagem, relações internacionais, sociedade sustentável e igualdade de gênero foram os assuntos da semana

08/09/2021

Compartilhar

Setembro iniciou e a Conferência Ethos apresentou quatro novos painéis com temas diversos! A variedade dos temas converge com o aprofundamento das questões postas, pois permite que seja feita uma rigorosa análise sobre como cada tópico afeta a sociedade.

Todos os diálogos estão disponíveis no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Confira alguns dos destaques:

Transparência para a construção de uma sociedade mais sustentável – GRI Global Reporting Initiative

 

Glaucia Terreo

Assista ao painel

As Normas GRI (Global Reporting Initiative) auxiliam as empresas a comunicar para o público os diferentes impactos econômicos, ambientais e sociais. As empresas podem utilizar Padrões GRI  para desenvolver seus relatórios de sustentabilidade!

Glaucia Terreo, diretora da Global Reporting Iniative, explicou a origem desse conjunto de normas, contextualizando a importância em utilizá-las em uma sociedade mais sustentável. “Ela surgiu em 89, com o acidente da Exxon Valdez. Na ocasião, investidores e ativistas começaram a discutir de que maneira eles tomavam a decisão para investir numa empresa ou outra”, e completa “eles se viram envolvidos e corresponsáveis por um acidente”.

A tradição diplomática brasileira e a conjuntura das relações internacionais

 

Murilo Komniski e Caio Magri

Assista ao painel

Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, conversou com Murilo Vieira Komniski ¹, professor convidado da FGV e diplomata, sobre a tradição diplomática brasileira. No início do painel, Magri levantou a questão da construção de uma política de Estado efetiva e chamou a atenção para o fato do país estar regredindo em mesas e espaços de diálogos nas relações internacionais.

“Há um sentimento, uma percepção generalizada sobre a necessidade de se reforçar uma política de Estado”
Murilo Vieira Komniski

O diplomata respondeu apontando para uma diferença em dois níveis de visibilidade da política externa. O primeiro refere-se ao nível retórico e o segundo, a tomada de posições e operacionalização da política externa. “O Brasil não deixou e não deixará de ter 8.4 milhões de quilômetros quadrados, não deixará, de ser um país com grande representação e capacidade de liderança, como na agenda de meio ambiente […]”.

 ¹ Murillo Vieira falou sob a proteção do manto acadêmico. Quaisquer observações feitas não denotam posição de Estado ou de governo.

Gerar oportunidade e desenvolver mulheres: um desafio para a igualdade de gênero no setor de energia

 

Marina Ferro, Cristina Pinho, Carla Malafaia e Ana Serrano

Assistir ao painel

O painel que possui como objetivo promover o diálogo sobre medidas eficazes para o combate à desigualdade de gênero no setor de energia, contou com as palestrantes Ana Serrano, vice-presidente de tecnologia do petróleo & exploração da Equinor; Carla Malafaia, comandante da/OIM na Ocyan; e Cristina Pinho, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IPB). O painel foi mediado por Marina Ferro, gerente de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos.

“Eu sou engenheira Mecânica por formação, já comecei uma vida difícil, pois eram 90 pessoas e 6 mulheres, somente, na turma da UFRJ, e ali já começam os nossos desafios como mulheres, de lidar com um ambiente extremamente masculino, onde todas as oportunidades são criadas e pensadas física e sociologicamente para os homens”, relatou Cristina Pinho, sobre as dificuldades enfrentadas durante o período dos estudos.

 

“Nós precisamos mostrar que estamos presentes, que nós temos as mesmas ambições e que nós queremos seguir o mesmo caminho vitorioso do sucesso”
Cristina Pinho

 

Reciclagem dos plásticos no Brasil e seus desafios

 

Milton Pilão, Gustavo Kirsch, Ferdinando Demarchi e Fabiana Garbin

Assista ao painel

Os especialistas do painel conversaram sobre o panorama da reciclagem mecânica no Brasil e os desafios para a firmação da circularidade de embalagens plásticas flexíveis pós-consumo. Participaram da conversa: Ferdinando Demarchi, sócio diretor da Valoren Recicladora de Resíduos; Gustavo Kirsch, gerente comercial na Mega Embalagens; e, Milton Pilão, presidente da Orizon Valorização de Resíduos. O diálogo foi moderado por Fabiana Quiroga, diretora de Negócios de Economia Circular na Braskem.

Unindo os conhecimentos de cada participante, foi possível entender o processo de reciclagem dos materiais e os seus principais desafios. Ferdinando Demarchi puntuou que “a melhor combinação para reciclagem é a integrada”, e prosseguiu “a reciclagem integrada é a combinação da química e tecnologia, de modo que você possa recuperar resíduos inservíveis. Já os produtos que ainda possuem valor de marcado, seguimos a cadeia”.

Conferência Ethos

Acompanhe as discussões completas da Conferência Ethos através do canal do Instituto Ethos no YouTube e consulte a programação pelo site oficial.

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.