NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos 360º chega a região Nordeste

Recife sediará evento em 15 de outubro

18/09/2019

Compartilhar

A primeira edição da Conferência Ethos 360° em Recife já tem dia e hora marcada: 15 de outubro, a partir das 9 horas. Empresas, academia, especialistas e sociedade civil são convidados a participar das 20 atividades que irão dialogar, em três palcos simultâneos, sobre negócios sustentáveis e inclusivos, democracia, descarbonização da economia e erradicação das desigualdades e pobreza, entre outros assuntos que integram a Agenda 2030 e o Acordo Climático.

Por que Recife?

A economia do Nordeste cresce a metade da média do país e o mercado de trabalho local gera menos oportunidades, principalmente no interior. Estas são algumas das características que denotam a necessidade de reflexões acerca das demandas da região. Além de questões históricas determinantes para uma agenda de desenvolvimento sustentável, como: pobreza, sobretudo no interior; desertificação e agravamentos das mudanças do clima; violência no campo, desigualdade de gênero e etc.

Pernambuco já foi reconhecida como locomotiva do Brasil, perdeu fôlego nos últimos anos, comprometendo os investimentos públicos e a renda das famílias. As restrições fiscais e a diminuição da proteção social, impostas pelo governo federal, impactam ainda mais as periferias dos estados nordestinos e o semiárido.

No entanto, a região conta com indústrias modernas, polo tecnológico e centros de excelência, investimentos em infraestrutura e na energia dos ventos, exploração do gás natural e petróleo, ações que podem contribuir com mais dinamismo na economia da região como um todo.

Terra rica e culturalmente diversificada, a região nordeste pode aproveitar a diversificação, sustentabilidade, inclusão e a relação com a economia local para apoiar mais fortemente o desenvolvimento industrial, social, humano e ambiental da região. Modelos locais, emergentes, integração das tecnologias e mudanças culturais podem ajudar o Nordeste a dar um salto de inovação e ser exemplo para o país.

Considerada a Veneza Brasileira, a capital pernambucana também vive sob os impactos da crise econômica no Brasil. Neste sentido, a edição da Conferência Ethos 360° promoverá diálogos tendo como mote a análise sobre como o Nordeste poderá se destacar na trajetória de mobilização de uma infraestrutura para os modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos, do semiárido às costas, enfrentando a desaceleração e a face cruel na nossa crise que se volta também contra a democracia.

Como empreenderemos sob uma ótica plural de oportunidades, integração de mercados e retomada da credibilidade e investimentos? Esse é apenas um dos questionamentos para o qual a Conferência Ethos irá dialogar em busca de endereçar possíveis caminhos. Inscreva-se! 

Sobre a Conferência Ethos 360º

Recife é a quarta capital brasileira a receber a Conferência Ethos 360º. São Paulo, Rio de Janeiro e Belém (PA), já realizam edições há 21, 4 e 3 anos, respectivamente.

Recife foi escolhida para gerar reflexões sobre as alternativas de crescimento, as transformações regionais e como os estados e empreendimentos locais têm se esforçado para demonstrar o potencial produtivo da região nordeste em um dia de diálogos, com diferentes atores sociais.

Prévia da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

O Nordeste merece um olhar especial no que tange a questão de meio ambiente, por conta dos riscos da desertificação e conflitos por água. Mas, como observamos a transversalidade entre as agendas, tanto a Conferência Ethos 360º, quanto a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que também será realizada em Recife, nos dias 6, 7 e 8 de novembro, irão avaliar os impactos em outras temáticas, que fortalecem o aumento da violência e empobrecimento local.

Dentre os painéis da Conferência Ethos 360º em Recife que irão abordar a pauta de clima, os especialistas apresentarão uma prévia das discussões e ações que serão tratadas na Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que acontecerá alguns dias depois.

A Conferência Ethos em Recife

Formada por 20 painéis de diálogos, em três palcos, a programação terá como foco compartilhar iniciativas e transferências de soluções que podem aperfeiçoar os modelos de negócios mais sustentáveis, inclusivos, locais e que já despontam no Nordeste como importantes alternativas para o crescimento, geração de oportunidades e salto para inovação e desenvolvimento sustentável regional.

O formato 360º permite que o participante acompanhe o evento através de fones de ouvido, com os quais é possível migrar de um palco para outro sem sair do lugar e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

A Conferência Ethos privilegia um espaço integrado para o desenvolvimento de carreiras e negócios. Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores estarão reunidos para debater alternativas em prol da agenda dos negócios e do desenvolvimento sustentável do país.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.