NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos aborda impactos sociais da pandemia

Como a pandemia afeta de forma desigual a população? Descubra na Conferência Ethos!

12/07/2021

Compartilhar

A Conferência Ethos já abordou, de forma tangencial, os problemas ocasionados pela pandemia da Covid-19. Agora, chegou o momento de entrarmos a fundo nas implicações que os danos do surto estão causando. De que forma os danos afetam as diferentes camadas da sociedade? Quais as classes que mais estão sendo impactadas?

Venha conosco participar desta conversa. Vamos juntes elaborar estratégias de recuperação que considerem as peculiaridades de um país continental! Assista a Conferência Ethos no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Confira a programação da semana:

 

13/07 – 17h: Como a pandemia está impactando a vida das meninas e mulheres?

Reflexão sobre as questões enfrentadas pelas mulheres e meninas durante e após a pandemia. Alguns países e economias encontram mais dificuldades para retomar o dinamismo da economia e enfrentar o avanço do contágio. É o caso do Brasil, por exemplo, que inclusive passa por uma importante CPI para investigar possíveis negligências na condução do controle da doença, negacionismo, aquisição de vacinas e ritmo da imunização. Vamos refletir sobre como a pandemia e a recessão impactam a vida de mulheres e meninas, expondo-as a vulnerabilidades, violências e extrema pobreza em países de renda baixa e média na América Latina e Caribe. Vamos destacar como esse contexto poderá alterar o ritmo de avanços importantes como alcançar a equidade de gênero nesses países. A reflexão vai abordar como os países, as sociedades e o setor privado terão que dar mais atenção aos problemas enfrentados pelas mulheres e meninas daqui para frente, fazendo com que questões de gênero e raça, por exemplo, sejam prioridades nos planos e estratégias para a retomada da economia pós-pandemia.

Participante:

  • Maria-Noel Vaeza, diretora regional para as Américas e o Caribe da ONU Mulheres

 

15/07 – 15h: Recuperação da economia sob a ótica da prioridade de gênero

Vamos dialogar sobre o prolongamento e gravidade da pandemia no Brasil e o aprofundamento dos problemas estruturais com a piora dos índices de desemprego, desocupação, dificuldades de empreender e perda de postos de trabalho qualificados, sobretudo entre as mulheres negras, que colocam quase um terço da população brasileira em extrema vulnerabilidade. O diálogo vai apontar exemplos, fatores, maiores pressões e uma reflexão sobre a importância de discutir e construir estratégias de recuperação que considerem especificamente gênero e raça e o que os governos, empresas e comunidades podem fazer para lidar com o atraso que se imprime em relação à igualdade de gênero e raça. Quais são as perspectivas sem ações concretas e sem uma lente de gênero e raça para pensar e promover a recuperação da economia?

 

Participantes:

  • Aline Souza do Nascimento, coordenadora de Diversidade em Desenvolvimento de Ações Afirmativas e Treinamentos em empresas
  • Eliane Leite, especialista em Gestão Estratégica para Educação
  • Rejane Romano, coordenadora de Comunicação do Instituto Ethos
  • Solange Ledi, professora da Universidade Federal de São Paulo

 

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.