NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos apresenta panorama entre a circularidade real e a reciclagem de alumínio

A agenda ASG também ganha destaque com a difusão do pilar Social

19/07/2022

Compartilhar

Sendo o Brasil, referência mundial na reciclagem de latas de alumínio, a oitava semana de atividades da Conferência Ethos 2022, mostrará que é possível viver em uma sociedade comprometida em transformar os seus resíduos em insumos para novos materiais. Além de aliado do meio ambiente, o alumínio por meio da reciclagem, gera renda para mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis, segundo pesquisa realizada pela AbreLatas. O painel irá explorar a relevância do uso das latas de alumínio na circularidade real e quais são os processos de reaproveitamento e economia de recursos naturais e matérias-primas que a atividade causa.

Já no segundo dia de programação, será aberto um diálogo sobre como as empresas têm trabalhado para implementar e aprimorar práticas sobre o pilar Social do ASG (ESG), quais seus desafios e perspectivas para o futuro. Apesar da sigla não representar uma novidade, a agenda ASG tem ganhado destaque como uma das estratégias centrais para a gestão de negócios das empresas, inclusive com a criação de indicadores e ferramentas para aprofundar e demonstrar sua implementação na prática.

Fique por dentro e assista a programação completa no canal do Instituto Ethos no YouTube.

19/07 – 15h: A circularidade real como ferramenta para o desenvolvimento sustentável   

A circularidade real se preocupa com um ciclo de materiais que nunca termine. Assim, através da reciclagem, a matéria-prima volta para a cadeia de produção.  No caso do alumínio, o Brasil tem uma taxa de reciclagem de 99%, uma taxa muito elevada em comparação a outros materiais. A reciclagem do alumínio no país ainda garante renda para os trabalhadores da cadeia de reciclagem, potencializando os ganhos sociais da reciclagem.

Neste talk, Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball Corporation América do Sul, nos oferece um panorama da produção de latas de alumínio e da reciclagem deste material no Brasil, e nos conta sobre a certificação ASI, Aluminium Stewardship Initiative – que garante aos consumidores que a produção de embalagens segue todos os critérios ambientais, sociais e de governança ao longo da cadeia produtiva.

Participante: Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball América do Sul

21/07 – 15h:  ASG (ESG) na prática: como as empresas têm trabalhado o pilar Social?

Nesta atividade, vamos tratar sobre o pilar Social, que está relacionado à responsabilidade social e ao impacto das empresas em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva, de respeito às diversidades aos direitos humanos e às leis trabalhistas. Qual é a importância do pilar Social nas práticas ASG e quais são as principais ações das empresas nesse sentido? Como as empresas podem contribuir para que o “S” deixe de ser só mais uma letra na sigla ASG e se torne, de fato, um pilar estratégico? Como planejar e executar programas de metas de diversidade e inclusão, de relações com a comunidade e de melhoria das condições trabalhistas que efetivamente tragam benefícios para a sociedade e para o negócio?

Participantes:

Clarissa Machado, sócia de Tributário e líder de Comitê Pro Bono no Trench Rossi Watanabe
Ornella Guzzo Vilardo, diretora de Sustentabilidade da Heineken Brasil
Rafael Cano, analista de Responsabilidade Social, Diversidade e Sustentabilidade nda Mercedes-Benz do Brasil
Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos (mediação)

Acompanhe a Conferência Ethos
Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Por: Kylanne Bitencourt, do Instituto Ethos

Foto: Freepik

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.