NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos chega a 12ª semana

Programação mantém diversidade de temas

17/09/2020

Compartilhar

Em aproximadamente cinco horas de programação, a cada semana, a Conferência Ethos, lança luz sobre um vasto leque de temas, que dizem respeito aos dias atuais, mas também sobre o futuro, na distinção entre o futuro provável e futuro desejável.

Diferentes atores sociais, especialistas e a sociedade civil compartilham experiências e análises que podem nos auxiliar a refletir sobre a atual conjuntura e a traçar possíveis caminhos. Todas as lives dessa semana acontecem no dia 17 de setembro, a partir das 15 horas, no canal do Ethos no YouTube.

Confira a programação desta quinta-feira, 17 de setembro:

15h – Natura oferece: Mulher – potência e liderança para superar a crise

O objetivo do painel é dialogar sobre como o isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, trouxe à tona casos e indicadores preocupantes sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas, bem como sobre as formas de contestar modelos culturais e de convivências que não enxergam meninas e mulheres como sujeitos portadores de direitos. Além disso, o painel irá abordar o papel das mulheres na economia e no trabalho de cuidado.

Quatro mulheres potentes irão participar dessa conversa: Antonia Pellegrino, roteirista, escritora, produtora executiva, feminista, premiada pela Academia Brasileira de Letras e indicada ao Emmy e ao Oscar; Katia Maia, socióloga e diretora executiva da Oxfam Brasil; Veronique Alves Ribeiro, coordenadora do Projeto Mudar; e, Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon.

16h10 – Desocupação juvenil e o legado da pandemia – a dificuldade de ser jovem na América Latina e Caribe

Com esse painel, abriremos uma série de diálogos com jovens sobre a pandemia, a recessão das economias na América Latina e a desocupação juvenil. O desemprego, a informalidade, salários baixos e a precariedade ameaçam o presente e o futuro de milhões de jovens que não encontram oportunidades, veem o encarecimento dos custos de vida, o agravamento da crise climática e das desigualdades e o desaparecimento dos empregos formais se agravarem com a recessão e a pandemia.

Para essa primeira rodada, três expoentes da juventude vão compartilhar suas análises sobre a questão: Debora Dias, estudante de Ciências Sociais na Unifesp, educadora popular do núcleo de base Ilda Martins de Souza/Angela Davis; Raull Santiago, CEO da Agência BRECHA de comunicação; e, Scarlett Rodrigues, analista de Projetos do Instituto Ethos.

17h20 – Grilagem na Amazônia: um olhar do território sobre o roubo de terras públicas

Dando continuidade ao diálogo iniciado na última semana de Conferência Ethos, desta vez, Erasmo Theofilo, presidente da Cooperativa de Agricultores da Volta Grande do Xingu; Estevão Ciavatta, diretor do documentário Amazônia Sociedade Anônima; Maria Márcia Melo, liderança dos trabalhadores sem-terra do Pará; e, Clarice Couto, jornalista especializada em agricultura, sustentabilidade e meio ambiente e repórter do Broadcast Agro/Estadão, irão abordar o roubo de terras públicas e seus mecanismos correlatos.

Corrupção, violência no campo, desmatamento ilegal e atraso regional, e seus impactos para a imagem do Brasil, mercados importadores e investidores estrangeiros serão pontos considerados nessa conversa.

18h30 – Greentechs e desenvolvimento sustentável – empreendedorismo com vocação científica

O objetivo do painel é promover o diálogo sobre a pesquisa científica e os casos de startups baseadas em ciência e tecnologia que conectam universidades, seus centros de investigação e conhecimento ao mundo empresarial e que enfrentam desafios sociais, tecnológicos e ambientais.

Ederaldo Godoy, professor na graduação e no programa de pós-graduação (especialização e mestrado) em Engenharia Mecânica e assessor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) do reitor da Universidade de Taubaté; Rafael Vicente de Pádua, biomédico, mestre e doutor em Tecnologia Nuclear (USP); e, Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos, vão responder as perguntas e analisar a questão.

19h30 – Por uma bioeconomia inclusiva e que mantenha de pé a floresta

As experiências de Dione Torquato, secretário de articulação da juventude extrativista no Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); Luciana Villa Nova, gerente de Sustentabilidade da Natura; Nina Juliette Best, chefe do Departamento de Políticas Públicas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado do Amazonas – SEPLANCTI / SECTI; e, Andrea Azevedo, diretora de Desenvolvimento Institucional no Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), serão compartilhadas nessa atividade.

O objetivo do painel é promover o diálogo sobre a centralidade da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável brasileiro, para assegurar a biodiversidade e a proteção ambiental. Cadeias produtivas da floresta, compra de matérias-primas de produtores locais, produtos naturais botânicos, aliados a modelos de exploração de serviços do ecossistema, fazem com que a floresta tenha mais valor em pé do que deitada, associando geração de empregos verdes a geração de renda.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.