NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INSTITUTO ETHOS

Conferência Ethos debate importância das florestas e seus povos

Direitos, segurança e bem-estar dos povos indígenas e a exploração de suas terras são pautas do evento

05/07/2021

Compartilhar

Nessa nova semana de programação, a Conferência Ethos 2021 vai apresentar dois painéis que abordam o modo de vida dos povos indígenas e seus territórios.

O evento propõe diálogos sobre a resistência às violências sofridas pelos povos da floresta passando pelos retrocessos da lei ambiental brasileira, que os afetam diretamente, principalmente por meio da mineração e da grilagem.

Confira os detalhes da programação:

06/07 – 15h: Sabedoria e resistência dos xamãs

Uma conversa com Luiz Bolognesi, roteirista e diretor de cinema, sobre os documentários “Ex-Pajé” e “A Última Floresta”, que catalisam debates importantes e críticos para o reconhecimento de problemas que afetam os direitos, a segurança, o bem-estar e a integridade dos povos e dos territórios indígenas. Uma abordagem sobre a importância da qualidade poético-mítica dos universos e da linguagem dos povos indígenas e de seus pontos de vista para a resistência às violências e para a adequação das nossas perspectivas e encontros. O que muda no olhar do diretor com a produção de ambos os filmes?

08/07 – 15h: Reconhecer os retrocessos do licenciamento ambiental

André Lima, advogado Socioambiental; Raoni Rajão, professor associado de Gestão Ambiental e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia na UFMG; Cristina Leme, analista legal sênior com foco em Direto e Governança do Clima no CPI Brasil; Suely Araújo, especialista sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima; e Luiza Lima, assessora de Políticas Públicas do Greenpeace vão dialogar sobre os retrocessos da lei ambiental que vigoram enquanto o Brasil vive o momento crítico da pandemia. Entre eles, está o projeto de mineração em terras indígenas, o de mudança no licenciamento ambiental (autolicenciamento) e o de grilagem. O diálogo vai abordar as consequências da falta de debate público e democrático sobre o processo de análise de cada um dos projetos, bem como o desmonte da fiscalização ambiental com impactos na proteção do meio ambiente, biodiversidade e violências em decorrência da invasão de terras.

Assista todos os debates no nosso canal do YouTube.

Saiba mais sobre o evento e programação: www.conferenciaethos.org

 

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.