NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos dialoga sobre desenvolvimento sustentável no pós-pandemia

Conversas também levarão em consideração o mercado de capitais e investimentos sustentáveis

29/11/2021

Compartilhar

Na última semana de novembro, a Conferência Ethos apresentará dois diálogos sobre desenvolvimento sustentável. Um dos painéis será situado no contexto pandêmico, que considerará o presente e o futuro. Como já apresentado em outros episódios da Conferência, a pandemia afetou todas as camadas da sociedade, porém, de maneira desigual. Com o avanço da vacinação, qual é a melhor forma de pensarmos em um retorno sustentável, dado o cenário atual? Esse será apenas um dos tópicos abordados no diálogo.

Outro destaque da Conferência Ethos é o investimento sustentável. Quais razões levaram o MST a buscar recursos no mercado de capitais? Descubra assistindo aos painéis pelo canal do Instituto Ethos no YouTube.

Confira abaixo a programação completa abaixo:

30/11 – 15h: MST no mercado de capitais – investir pelo Brasil mais justo e sustentável

O painel buscará dialogar sobre as razões que levaram o MST e parceiros na busca de recursos no mercado de capitais; como funciona e como participar; como o MST está aplicando o investimento e refletir sobre a exemplaridade para outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Participantes:
Adriana Ramos – assessora do Instituto Socioambiental (ISA)

Eduardo Moreira – ex-banqueiro de investimentos

João Paulo Pacífico – CEO ativista Grupo Gaia

Mediação: Caio Magri – diretor-presidente do Instituto Ethos

02/12 – 16h10: Hydro oferece: Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável – durante e pós-pandemia

O objetivo da atividade é fazer um diálogo sobre as parcerias promovidas pelas empresas durante e pós-pandemia que convergem em prol do Desenvolvimento Sustentável. A pandemia afetou duramente a vida e a rotina das pessoas. Vivemos um período de forte recessão econômica no mundo. No Brasil, hoje são mais de 14 milhões de pessoas desempregadas e 100 milhões de pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar. As pessoas mais pobres, as comunidades tradicionais e os povos originários foram os mais impactados e mecanismos de proteção social são ainda mais importantes nesse momento. Além disso, é essencial atuarmos pela preservação e proteção das florestas.

As empresas, cientes do seu papel e poder transformador, têm atuado por meio de projetos que visam promover apoio social, econômico e ambiental, prestando suporte junto às comunidades que ficam no entorno de suas áreas de atuação. O contexto, porém, exigiu das empresas uma rápida adaptação que visasse a manutenção desses projetos.

Como a empresa e seus parceiros se adequaram e inovaram para dar continuidade aos seus projetos sociais? Como foi a atuação das empresas durante a pandemia com as comunidades com as quais já existia um relacionamento antes da Covid-19? Já existe um planejamento que visa a retomada de ações presenciais? Quais são os aprendizados durante esse período que ficam para o futuro?

Participantes:

Domingos Campos, diretor de Sustentabilidade da Hydro

Eduardo Figueiredo, diretor do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH)

Vladimir Senra Moreira, diretor de Sustentabilidade e Jurídico na Mineração Rio do Norte

Mediação: Marina Ferro, gerente de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.