NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos: especialistas dialogam sobre o licenciamento ambiental

Diálogos também abordaram o xamanismo

12/07/2021

Compartilhar

A Conferência Ethos da última semana foi marcada pelos diálogos envolvendo o licenciamento ambiental e as suas implicações. Reconhecer os retrocessos que estamos vivendo neste momento crítico de pandemia é um passo importante para podermos avançar contra as agressões que o meio ambiente está sofrendo por meio de ações institucionalizadas.

Além desta discussão, a Conferência contou com a participação de Luiz Bolognesi, roteirista e diretor de cinema. Os painéis podem ser assistidos diretamente no canal do Instituto Ethos no YouTube.

Conheça os principais destaques de cada painel da última semana:

Sabedoria e resistência dos xamãs

Luiz Bolognesi

Assista ao painel

Luiz Bolognesi, roteirista e diretor de cinema, conhecido por trabalhos como “Ex-Pajé” e, recentemente, “A Última Floresta”, iniciou a conversa explicando como a imagem do xamã é demonizada e como esta imagem distorcida reverbera para a sociedade.  “Os pastores entram dizendo que o xamã é uma representação do diabo, que tudo que ele faz é diabólico […], inclusive as plantas medicinais”, disse o roteirista a respeito da desqualificação da figura do xamã. Bolognesi explicou ainda que, assim como a língua, o xamã é o epicentro da cultura.

Reconhecer os retrocessos do licenciamento ambiental

 

Suely Araújo, Raoni Rajão, Luiza Lima, Cristina Leme e André Lima

Assista ao painel

O segundo painel da Conferência Ethos, abordou o imenso retrocesso pelo qual a agenda ambiental está passando no Brasil e suas relações com o licenciamento ambiental. Os textos em votação abrem precedentes para o desmatamento ilegal, o que gera graves problemas de governança sobre o tema. Luiza Lima, assessora de Políticas Públicas do Greenpeace no Brasil, ressaltou a importância da participação da sociedade dentro desse debate.

Suely Araújo, especialista sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima, chama o texto aprovado recentemente pela câmara de “a mãe de todas as boiadas”. “É um texto quase inacreditável, porque, na verdade, o que eles estão fazendo é implodir com o licenciamento ambiental no país”, declara a especialista.

O coordenador do Projeto RADAR Clima & Sustentabilidade do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), André Lima, assente com as falas anteriores e reafirma que o texto é, sem sombra de dúvida, um retrocesso.

 Ainda sobre este assunto, Cristina Leme Lopes, analista legal sênior com foco em Direito e Governança do Clima no Climate Policy Initiative Brasil (CPI Brasil), diz acreditar que os Projetos de Lei (PLs) que estão em tramitação têm o objetivo de dificultar o trabalho de órgãos ambientais nas vistorias de desmatamento ilegal.

 

“Estamos falando de um processo que vai gerar uma explosão da violência, inclusive uma violência legitimada através do uso do poder público.”
Raoni Rajão, professor associado de Gestão Ambiental e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia da UFMG

 

Conferência Ethos

Acompanhe a discussão completa da Conferência Ethos através do canal do Instituto Ethos no YouTube e consulte a programação pelo site oficial.

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.