NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos: programação da semana terá participação de liderança indígena

Maial  Paiakan, líder indígena e ativista Kayapó-Mẽbêngôkre, é uma das presenças confirmadas

 

14/06/2022

Compartilhar

Em meio a tantas adversidades vividas pela população indígena, Maial Paiakan, líder indígena, mulher e ativista Kayapó-Mẽbêngôkre, dialogou com Marina Esteves, analista de Projetos em Meio Ambiente do Instituto Ethos, sobre as necessidades de representação política institucional de povos originários.

O diálogo foi gravado e será transmitido através do canal do Instituto Ethos no YouTube. A Conferência Ethos também exibirá atividades sobre a participação da juventude nas eleições e os principais desafios para a reintegração de egressos na sociedade. Conheça a agenda da semana:

14/06/22 – 15h: Voto jovem

Nesta atividade, discutiremos uma possível influência do voto jovem nas eleições, a identificação dos jovens com a representação política institucional. Ainda, como esse engajamento pode se transformar em efetiva participação cidadã e no papel que a internet, na figura de influencers e de campanhas pensadas especialmente para este público, desempenha nesse processo de aproximação com a política institucional.

Participante:

Marco Antônio Carvalho Teixeira, professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (EAESP FGV)

16/06/22 – 15h: Bate-papo com Maial Paiakan

Este bate-papo explora a necessidade de representação política institucional de povos originários, de movimentos sociais, dos movimentos indígenas, quilombola e negro. Qual a influência se pode exercer nas políticas públicas, a partir do sistema institucional de representação política e quais são os desafios na ocupação deste espaço?

Participantes:

Maial Paiakan, liderança indígena, mulher e ativista Kayapó-Mẽbêngôkre

Marina Esteves, analista de Projetos em Meio Ambiente do Instituto Ethos

16/06/22 – 17h: Sistema prisional brasileiro: principais gargalos e caminhos pela reintegração de egressos na sociedade

Neste diálogo, discutimos a situação do encarceramento no Brasil, seus desafios e possíveis caminhos. Vamos abordar iniciativas da sociedade civil que agem em prol de encarcerados e egressos, mostrando que existem, sim, caminhos para corrigir o processo e que atuam no sentido de reintegrar egressos com sucesso à sociedade. Vamos discutir também sobre o papel das empresas e como exercer sua responsabilidade social nesse tema para contribuir com a melhoria deste cenário.

Participantes:

Karoline Oliveira, estagiária em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos (Moderação)

Tamires Maria Alves, professora de Direitos Humanos, Criminologia e Abolicionismo Penal

Karine Vieira, fundadora e CEO do Instituto Responsa

Acompanhe a Conferência Ethos
Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.