CURSO

Compartilhar

Curso | Cultura de Integridade na Gestão de Pessoas

Data: 15/07/2021

Horário: das 10h às 13h

Local: Online e ao vivo, via webconferência na plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 3 horas

Vagas limitadas, 50% de desconto para estudantes, certificado de realização ao final do workshop

Inscreva-se

O que você vai aprender?

Para além dos ganhos, tanto de engajamento interno quanto de eficiência, atuar na promoção da integridade e combate à corrupção não é mais apenas um diferencial competitivo, mas sim algo a ser feito para se adequar a atual legislação anticorrupção brasileira, que impõe às empresas a necessidade de fazer a gestão de riscos e traz desafios para o desenvolvimento de uma boa governança. 

Em paralelo, ter uma gestão ética e transparente e estruturar sua governança com princípios de integridade proporciona mais eficiência para os negócios e estimula a concorrência leal, favorecendo um ambiente de mercado propício para negócios sustentáveis e responsáveis. 

Analisando mais proximamente, os requisitos da Lei Anticorrupção brasileira demonstram a importância de não somente observar e cumprir as disposições legais aplicáveis aos negócios da empresa, mas de criar mecanismos para que esta cultura de integridade se torne efetiva. 

Mas, como garantir que as empresas tenham na sua cultura organizacional os valores de integridade e ética? 

Normalmente, o sistema de gestão de pessoas possui uma forte influência na consolidação da cultura organizacional das empresas. Esse sistema abrange todos os processos que implicam decisões sobre os funcionários e que enviam mensagens de comportamento esperado: quem é contratado, quem é demitido, como é composto o modelo de participação dos lucros e distribuição de bônus, quais critérios e avaliação de desempenho, entre outros. São todas decisões que emitem mensagens da alta liderança da organização, e sua força não pode nunca ser menosprezada. 

Assim, o sistema de gestão de pessoas pode contribuir na consolidação da cultura de integridade das organizações, emitindo mensagens que mostram que os temas de ética e integridade estão presentes em seus processos. 

Como você vai aprender?

O curso será realizado no modelo de workshop, com duração de 3 horas, em que o participante contribuirá para a construção do conteúdo, envolvendo-se no debate e oferecendo proposições para questões trazidas pelo instrutor ou pelo grupo de participantes. O instrutor, por sua vez, facilita o processo de aprendizagem com a missão de zelar pelo fio condutor do curso, garantindo a experimentação de cada uma das etapas que compõem o curso, nos tempos e profundidades adequados. 

Qual o resultado?

– Você se atualizará sobre a conjuntura do mercado nacional e internacional no que diz respeito a cultura de integridade.

– Você desenvolverá habilidades e competências para consolidação de uma cultura de integridade na organização através da gestão de pessoas.

– Você aprenderá soluções voltadas para gestão de pessoas e como implementá-las na sua empresa ou organização.

– Você vai complementar o seu currículo, tornando-o competitivo em relação às demandas do mercado para os profissionais do hoje.

A quem se destina?

Profissionais das áreas de ética e integridade, assim como profissionais da área de Recursos Humanos que desejam ampliar a sua participação estratégica na construção de uma cultura de integridade. 

Programa

Como o atual cenário das organizações pode aumentar o risco de decisões antiéticas? 

  • A pressão no contexto pessoal; 
  • A pressão do contexto institucional; 
  • A pressão do tempo.

Soluções de Gestão de Pessoas (GP) para fomentar a cultura de integridade nas empresas: 

  • Soluções de GP no âmbito pessoal; 
  • Soluções de GP no âmbito organizacional; 
  • Soluções de GP no âmbito das lideranças.

Facilitador

Fábio Risério

Graduado em Relações Públicas pela FAAC/Unesp, com especialização em Comunicação Empresarial pela ECA/USP, MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FEA/USP e especialização em Inteligência de Mercado pela FIA/USP. 

Certified Compliance Officer pela Legal, Ethics & Compliance. Professor das disciplinas de Negócios e Organizações Sustentáveis pelo Programa de Especialização de Gestão em Negócios, pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios SEST/SENAT e pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários da FDC. Leciona também as disciplinas de Ética Empresarial e Compliance pela FIA e pela PUC Campinas/SP, e facilita diversos cursos de integridade pelo Instituto ARC e pelo Instituto Ethos. 

Profissional com 20 anos de experiência na área de integridade e sustentabilidade em organizações como ONU, Petrobras, Grupo Promon, Usiminas, Nova Engevix, Alphaville Urbanismo, Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, entre outras. Em 2016, passou a atuar como sócio-diretor da consultoria Além das Palavras: Negócios Éticos e Sustentáveis. 

Investimento

R$ 434 

Participação via CPF ou CNPJ

Formas de pagamento: boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito via PagSeguro

50% de desconto para estudantes

Consulte benefícios para empresas associadas 

CERTIFICADO

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação no curso aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total. Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.