CURSO

Compartilhar

Curso | Gestão de Riscos ASG-ESG no Contexto da Sustentabilidade

Data: 25/04/2023

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Online e ao vivo, via webconferência nas plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 12 horas (4 módulos de 3h/aula)

Vagas limitadas, 50% de desconto para estudantes, certificado de realização ao final do workshop

Inscreva-se

Uma gestão de riscos eficiente e sustentável é aquela que conhece os desafios do processo e possui um plano estruturado para lidar com adversidades e mudanças a qualquer momento e em todas as suas esferas: da conformidade legal até tópicos como segurança no trabalho, proteção do meio ambiente e respeito aos direitos humanos.

Com a crescente demanda por gestões pautadas nas diretrizes ASG (ESG), é necessário um preparo ainda maior para lidar com as vulnerabilidades do mercado.

Mas, como estar preparade? 

Muitas empresas que operam no Brasil foram e são influenciadas pela Operação Lava Jato e pela Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa. Por isso, quando se trata da gestão de riscos, essas empresas focam, quase exclusivamente, nos riscos relativos às fraudes e crimes econômicos, implicados por essas legislações.

Contudo, esse reducionismo impede que as organizações analisem de maneira ampla e melhorem seu desempenho em outros sistemas de gestão como: saúde e segurança do trabalho, conformidade legal e regulatória, proteção do meio ambiente, qualidade dos produtos e serviços oferecidos, respeito aos direitos humanos, defesa do consumidor, entre outros.

O curso Gestão de Riscos ASG-ESG no Contexto da Sustentabilidade busca apresentar aos participantes as vulnerabilidades em que o mercado está exposto e através de teoria e ferramentas, desenvolver uma visão integrada dos processos e seus desafios, sempre com o contexto ASG (ESG) em destaque, para que os profissionais se capacitem e desenvolvam estratégias para gerir riscos de forma consciente, transparente e direcionada. 

Para quem é? 

Profissionais formados em diferentes áreas, atuantes em cargos de supervisão e gestão, que desejam desenvolver competências em gestão de riscos, gestão integrada e sustentabilidade.

Dinâmica do curso 

O curso será realizado em 4 módulos com 3h de duração cada, entre  momentos expositivos e participativos, para que possamos desenvolver e aprimorar habilidades no tema, além de desenvolver uma mentalidade com valores e compromissos alinhados aos desafios da gestão de riscos e sustentabilidade atual. 

Se escolher o nosso workshop, você… 

– Terá acesso a um panorama nacional e internacional da gestão de riscos por meio da apresentação de cases e análise de demandas do mercado.

– Poderá implementar um método de gestão de riscos, com base no contexto ASG (ESG), na sua empresa ou organização. 

– Vai entender os benefícios da implementação do método ASG (ESG) no que diz respeito à transparência com investidores/stakeholders.

– Conseguirá tornar sua empresa competitiva com as demandas do mercado, fazendo com que ela se transforme em uma organização mais atrativa, sustentável e transparente, reduzindo riscos efetivamente.

Programa

25/04/2023 – Módulo 1: Gestão de Riscos – Fundamentos (3h)

1.1 Conceitos e referenciais (1h)

Introdução. Breve panorama histórico. Riscos Globais. Finalidades e benefícios. Abordagens diferenciadas. Princípios.

1.2 Gestão de riscos abrangente e eficaz (2h)

Introdução. Gestão de Riscos no contexto ESG. Expectativas da sociedade. Integração da gestão de riscos nos processos organizacionais. Recursos. Competência e autoridade da equipe responsável. Comunicação e consulta.

 

26/04/2023 – Módulo 2: Gestão e Implementação de Riscos (3h)

2.1 Identificação de riscos (1h)

Introdução. Conceitos sobre riscos, impacto e probabilidade. O risco nos diversos sistemas de gestão – Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança, Governança e Relacionamento Comunitário. Risco residual.

2.2 Análise de riscos (2h)

Introdução. Contexto interno e externo. Avaliação dos controles. Análise de consequências. Análise e estimativas de probabilidades. Análise preliminar. Incertezas e sensibilidades.

 

27/04/2023 – Módulo 3: Processo de Avaliação (3H)

3.1 Avaliação (1h)

Introdução. Limites de tolerância. Critérios de risco. Níveis em que serão avaliados. Desafio da avaliação com a abrangência e a profundidade necessária para o contexto ESG.

3.2 Técnicas do processo de avaliação de riscos (2h)

Seleção das técnicas com base no ciclo de vida de atividades, projetos e produtos. Classificação e pontos fortes e fracos das principais técnicas de avaliação de riscos Exemplos: brainstorming, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, listas de verificação, Análise Preliminar de Perigos (APP), análise de cenários, análise de causa raiz, matriz de probabilidade e consequência, entre outras.

 

28/04/2023 – Módulo 4: Tratamento, Monitoramento e Análise Crítica (3h)

4.1 Tratamento de riscos (2h)

Introdução. Determinação de tolerabilidade. Um ponto sensível: tratamento de riscos em direitos humanos.

4.2 Monitoramento e Análise (1h)

Introdução. Premissas. Responsabilidades. Registro, rastreabilidade e reporte.

 

Quem te conduzirá nessa jornada:

 Dilma Pimentel

Doutora em Engenharia Civil, mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF, especialista em Gestão Sustentável, Gestão Estratégica e Educação. Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.  

Atua como consultora nas áreas de Gestão Integrada, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em especial na implementação de sistemas de gestão QSMSRS e elaboração de programas de integridade e planejamento estratégico sustentável.

Investimento

R$1322,00

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser feito por boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito através da PagSeguro.
Cada participante receberá a confirmação da inscrição por e-mail logo após a comprovação do pagamento.
50% de desconto para estudantes

Benefícios para associadas Ethos 

Categoria Institucional

20 vagas em cursos: inscrição gratuita para 20 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e/ou eventos oferecidos pelo Instituto Ethos. 

Desconto de 75% para demais participantes.

 

Categoria Vivência 

17 vagas em cursos: inscrição gratuita para 17 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 75% para demais participantes.

 

Categoria Essencial

10 vagas em cursos: inscrição gratuita para 10 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 25% para demais participantes.

 

Categoria Conexão

Desconto de 15% para todos os participantes. Não possui inscrição gratuita para colaboradores.

*Consulte condições: [email protected]

 

Certificado

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total.
Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).

Condições (política) do evento

Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas na política de cursos. Consulte condições. 

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.