CURSO

Compartilhar

Curso | Transformação cultural: valores, consciência e o desafio da reinvenção nas organizações

Data: 29/06/2023

Horário: das 9h às 12h

Local: Online e ao vivo, via webconferência nas plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 3h

Certificado de realização ao final do curso. Condições especiais para associadas. 50% de desconto para estudantes

Inscreva-se

A cultura organizacional é a base de uma organização que busca crescer e realizar de forma eficiente. É o espírito e a mentalidade de uma empresa. Uma cultura organizacional bem estabelecida e executada, constrói uma marca forte e uma comunidade apaixonada em colaborar e crescer. Juntes, aprenderemos como transformar uma empresa em uma marca com propósito.

Por onde começar?

A Cultura Organizacional desempenha um papel vital no sucesso de uma organização. Assim como acontece com um país, as empresas também possuem um sistema de crenças e valores, hábitos, rotinas, diretrizes éticas, morais e orientações quanto às políticas externa e interna. O conjunto de todos esses valores e sistemas é chamado de Cultura Organizacional.

Assim como cada pessoa tem características próprias, individuais e desempenho consequentemente diferenciado, as empresas, como expressão econômica da atividade social, da mesma forma, são dotadas de individualidades que as distinguem umas das outras.

Para que a Cultura de uma organização seja eficaz, ela deve fornecer uma vantagem competitiva, e as crenças e os valores devem ser amplamente compartilhados e firmemente mantidosDessa forma, ela pode trazer benefícios como confiança e cooperação, menos desacordos e tomadas de decisão mais eficientes. A Cultura também fornece um mecanismo de controle informal, um forte senso de identificação com a organização e entendimento compartilhado entre as pessoas sobre o que é importante e o que justifica suas condutas.

Uma Cultura Organizacional eficaz pode alavancar as vendas e trazer excelentes resultados para uma organização. Profissionais engajades, baixa rotatividade, relações fortes com clientes e altos lucros são apenas alguns exemplos de como uma Cultura bem estabelecida pode transformar as empresas.

Um ambiente mais produtivo e cheio de significado, onde todes se sintam aptes a florescerem e aprimorarem suas habilidades é possível através da sinergia dos valores da empresa e de seus profissionais. Engana-se quem pensa que o segredo para o crescimento sustentável começa na produção. 

Juntes, aprenderemos como transformar uma empresa em uma marca com propósito. 

Para quem é? 

Líderes, facilitadores de trabalhos em grupo, gerentes, supervisores, coordenadores, diretores e demais profissionais interessados em desenvolver habilidades de diálogo e percepção dos efeitos da cultura organizacional nos comportamentos e vice-versa.

Dinâmica do curso: 

O curso terá 3 horas de duração, e através de ferramentas apresentadas pelos facilitadores, as pessoas poderão entender e planejar novos caminhos de desenvolvimento de gestão e comunicação empresarial da sua organização, além de compreender e discutir sobre a influência da evolução da consciência humana em relação à maturidade da gestão das empresas e como essas mudanças podem influenciar a cultura organizacional. 

Se participar do nosso curso, você…

  • Aprofundará seus conhecimentos sobre Cultura Organizacional, entendendo sua importância na gestão de uma empresa, bem como os desafios e oportunidades de sua implementação;
  • Saberá como engajar as pessoas, construindo relações fortes e estáveis, diminuindo assim a rotatividade; 
  • Receberá ferramentas para desenvolver um plano de ações de acordo com a necessidade da sua organização; 
  • Estará apte a criar estratégias para que a Cultura Organizacional funcione efetivamente no dia a dia; 
  • Conhecerá cases de sucesso e estudará as estratégias utilizadas por elas para construir o seu próprio plano. 

Programa

Esses serão os principais tópicos abordados no curso:

  • Propósito e Cultura
    Método: Exposição dialogada
  • Indivíduo e Necessidades
    Método: Exposição dialogada e observação
  • Necessidades atendidas e não atendidas
    Método: observação fenomenológica de filmes, diálogos e conceitos
  • Desenvolvimento da consciência humana
    Método: Exposição dialogada

 

  • Desenvolvimento da consciência organizacional
    Método: Exposição dialogada

 

  • Oficina prática
    Método: Prática de trabalho em grupo e auto-observação e plenária
  • Análise de Fenômenos
    Método: Exposição Dialogada
  • Conceitos e Cases de sucesso 
  • Método: Exposição Dialogada
  • Oficina prática
    Método: Prática de trabalho em grupo e auto-observação 

Quem te conduzirá nessa jornada:

Paulo Roberto Vicente 

Formação em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e especialização para recursos especiais em Pedagogia Antroposófica, cofundador do grupo de Pedagogia de Emergência no Brasil, MBA em Gestão de Negócios Internacionais. Concluiu o curso, baseado na Antroposofia, de Facilitação de processos e Mediação de conflitos organizacionais pela Ecosocial/Trigon/IMO. Tem experiência em assessoria estratégica para planos de negócios e projetos.
Mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos em organizações do terceiro setor e na iniciativa privada. Experiência como consultor do instituto Ethos em projetos de desenvolvimento de valor na cadeia produtiva. Facilitador de workshops nas áreas de Pedagogia de Emergência, Gestão Participativa e temas relacionados à Antroposofia.

 

Investimento

R$459,00
*50% de desconto para estudantes.

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser feito por boleto bancário, transferência bancária, além de  cartão de crédito através da PagSeguro.
Cada participante receberá a confirmação da inscrição por e-mail logo após a comprovação do pagamento.

Benefícios para associadas Ethos 

Categoria Institucional

20 vagas em cursos: inscrição gratuita para 20 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e/ou eventos oferecidos pelo Instituto Ethos. 

Desconto de 75% para demais participantes.   

 Categoria Vivência 

17 vagas em cursos: inscrição gratuita para 17 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 75% para demais participantes.   

Categoria Essencial

10 vagas em cursos: inscrição gratuita para 10 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos de 2023, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 25% para demais participantes.   

Categoria Conexão

Desconto de 15% para todes es participantes. Não possui inscrição gratuita para colaboradores.

*Consulte condições: [email protected]

Certificado

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação para as pessoas que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total.
Os certificados serão enviados por e-mail em formato eletrônico (PDF).

Condições (política) do evento

Os cursos e workshops oferecidos pelo Instituto Ethos seguem as diretrizes e regras estabelecidas na política de cursos. Consulte condições. 

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected] 

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.