NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Dezesseis empresas do agronegócio recebem o Selo Mais Integridade

12/12/2019

Compartilhar

Destas, 3 são Associadas Ethos


Dezesseis empresas do agronegócio foram premiadas ontem (10) com o Selo Mais Integridade 2019, como forma de reconhecimento por adotarem práticas de integridade sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade e da ética, bem como pelo comprometimento em inibir a fraude, o suborno e a corrupção.
O selo, que tem o Ethos como parceiro na construção do programa, poderá ser usado pelas empresas vencedoras em seus produtos, sites comerciais, propagandas e publicações. Das 16 organizações premiadas, dez receberam o selo pela segunda vez.
Para receber o prêmio, a empresa ou cooperativa precisa atender aos pilares de um programa de integridade, como: código de ética e conduta, canais de denúncia, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional. Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações trabalhistas, não ter multas relacionadas ao tema nos últimos dois anos, nem casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pelo poder público.

Outro quesito cobrado é o de não ter cometido crimes ambientais nos últimos 24 meses. Também são necessárias boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
“Está é uma boa ação de política pública, frente ao panorama federal. Estados e municípios têm a possibilidade de fazer programas não apenas no âmbito da agenda de integridade, mas serve também de exemplo para ações em, por exemplo, diversidade. Assim, ressalto a importância das ações dos estados como opção ao desmonte do governo federal”, destaca Marina Ferro, gerente-executiva do instituto Ethos, que participa do comitê gestor, representado o Ethos.

A exemplo do que Marina destacou, quanto a atuação coordenada em várias agendas, o diretor-superintendente de uma das premiadas, a Ihara, José Gonçalves do Amaral, disse que o selo é importante por ratificar valores que são trabalhados na rotina da indústria. “Ética, integridade, responsabilidade social e sustentabilidade são parte da nossa cultura. A prática desses valores é normal dentro da empresa”, disse, acrescentando que entre as ações desenvolvidas pela indústria estão disponibilização de canais de ouvidoria e oferta de cursos de educação para agricultores.

Para o diretor-presidente da Trouw Nutrition Brasil, Stefan Mihailov, o selo é um diferencial no mundo dos negócios. “Agrega bastante usar o selo e reproduzir para todo o mercado aquilo que estamos fazendo, e que sirva de semente para outras empresas”, disse.
Dentre as empresas reconhecidas com o Selo Mais Integridade, três são associadas Ethos: Grupo Três Corações, Pif Paf Alimentos e Leão Alimentos e Bebidas

Veja a lista completa das empresas premiadas em 2019:
Xingu Agri
Citri Agroindustrial S/A
Mig Plus Agroindustrial
Grupo Três Corações
Trouw Nutrition Brasil
Usina Monte Alegre
Adama Brasil S/A
Adecoagro Vale do Ivinhema
Baldoni Produtos Naturais
Compass Minerals América do Sul Indústria e Comércio S/A
Ihara
Grupo Supremo Carnes
Pif Paf Alimentos
Rivelli
Leão Alimentos e Bebidas
Bunge Alimentos

Por: Rejane Romano com informações da EBC

Foto: Pixabay

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.